O que é Jin Shin Jyutsu e como funciona?
Toda vez que falo para alguém que sou Praticante de Jin Shin Jyutsu, a primeira pergunta é: Jin Shin o quê?
Aí logo vem a segunda pergunta: É alguma luta, igual ao Jiu Jitsu?
Apesar do nome um pouco desafiador, uma das principais características da Arte do Jin Shin Jyutsu é a SIMPLICIDADE. Neste artigo vou te contar tudo sobre esta arte milenar japonesa que harmoniza corpo, mente e emoções por meio de simples toques com as mãos pelo corpo.
Índice
O que é Jin Shin Jyutsu?
A tradução literal do nome é a Arte do Criador através do homem de conhecimento e compaixão.
Jin Shin Jyutsu foi redescoberto no Japão pelo Mestre Jiro Murai (1886-1960) no início dos anos 1900.
Você pode acompanhar a história completa neste meu vídeo ou continuar lendo o artigo 🙂
Aos 26 anos, com uma doença grave e após ser desenganado pelos médicos, pediu para sua família que o deixasse sozinho em sua casa nas montanhas por sete dias e fosse buscá-lo no oitavo dia.
Durante esse tempo, lembrou o que havia lido a respeito dos ensinamentos de grandes mestres.
Então começou meditar, jejuar e fazer posturas com as mãos, as chamadas mudrás.
Após uma semana, com muitas sensações em seu corpo, ele sentiu-se bem e curado, decidiu então dedicar sua vida aos estudos dos processos de cura por meio de ensinamentos ancestrais, surgindo então a Arte do Jin Shin Jyutsu.
Nos anos 1940, Mary Burmeister (1918-2008), uma nipo-americana, conheceu o mestre Jiro Murai em uma das suas visitas ao Japão, que a convidou para estudar com ele.
Ela estudou com o mestre Jiro Murai no Japão por 12 anos, em 1950 casou-se e retornou aos Estados Unidos, continuando seus estudos por cartas.
Nos anos 1960, Mary começou a transmitir os ensinamentos que recebeu nos Estados Unidos, e de lá nasceram os primeiros instrutores autorizados a ensinar a arte pelo mundo.
Jin Shin Jyutsu no Brasil e no mundo
Atualmente é possível encontrar praticantes de Jin Shin Jyutsu pelos 5 continentes.
No Brasil, o primeiro curso foi ministrado em 1990 e desde então a arte é praticada por milhares de pessoas.
“É uma arte e não uma técnica”.
“É a arte de conhecer a mim mesmo”.
Mary Burmeister
Jin Shin Jyutsu: benefícios
A prática é recomendada como tratamento complementar, auxiliando a medicina tradicional, no alívio de tensões, dores e desarmonias, como por exemplo:
- Insônia;
- Dificuldades para emagrecer;
- Dores de cabeça;
- Ansiedade;
- Cansaço físico e mental;
- Estresse.
Ou seja, harmoniza questões físicas, mentais e emocionais no geral.
Jin Shin Jyutsu: Depoimentos
Mas e funciona? Veja alguns depoimentos das minhas clientes 🙂
“Eu só tenho a agradecer ao Jin Shin Jyutsu e a Flávia Marcon. Tive transtorno de ansiedade e foi através dessa profissional responsável, estudiosa, dedicada, atenciosa e boa ouvinte que estou bem melhor.” Claudia
“As sessões com a Flávia me ajudaram demais, desde antes da pandemia, suas aplicações se tornaram essenciais no meu dia a dia. Recomendo a profissional e as sessões, pois fazem muito bem aos que a recebem. Nota 10 ao atendimento e ao resultado!!!” Stephanie Patella
“Adorei o atendimento da Terapeuta Flávia. Agradeço à generosidade dela em compartilhar essa arte tão incrível que me deixou maravilhada por ser simples e intuitiva.” Chrystien Oliveira
Mas e como Jin Shin Jyutsu funciona?
Jin Shin Jyutsu harmoniza o corpo, mente e emoções por meio de simples toques com as mãos em 26 áreas de energia no corpo.
Essas áreas, que nós chamamos de travas de segurança de energia, ficam localizadas do lado direito e esquerdo, no caminho dos padrões de energia do corpo.
Devido ao nosso estilo de vida, estresse e tensões diárias, podemos desarmonizar esses padrões de energia, que irão fluir com dificuldade e sobrecarregar as travas de segurança de energia, que literalmente “travam” para nos avisar que algo não está caminhando bem.
Ao tocarmos nessas 26 áreas, sem pressão, liberamos a energia estagnada e assim o fluxo da energia vital volta fluir normalmente.
Além disso, Jin Shin Jyutsu, é uma Fisio-Filosofia, ela nos proporciona o autoconhecimento e o despertar da consciência de que tudo o que preciso, as chaves para meu equilíbrio físico, mental e emocional, estão dentro de mim mesmo.
Assim, assumimos a responsabilidade por nossa vida, saúde e felicidade.
Jin Shin Jyutsu – Fisio-Filosofia, Arte de Conhecer (Ajudar) a MIM MESMO.
“O autoconhecimento é a chave para ser”
Mary Burmeister
E como funciona a sessão de Jin Shin Jyutsu?
Você pode receber uma sessão individual, onde estará vestido e normalmente deitado, o praticante autorizado aplicará as sequências de toques de acordo com o que está vivendo e sentindo no momento.
Os pontos localizam-se nas mãos e em outras partes do corpo, como cabeça e pés.
Na sessão on-line, após uma conversa para saber como você está, o praticante e terapeuta irá conduzi-lo e fará com você exercícios de autoaplicação.
Ambas as sessões duram em média 1 hora, e você sempre receberá exercícios de autoaplicação para fazer em casa, afinal de contas, você é o responsável por você mesmo.
Não costumamos definir um número de sessões para o tratamento, cada ser é único e as transformações vão ocorrendo no tempo e momento de cada um.
“Somente eu imponho LIMITAÇÕES a MIM MESMO. Somente eu sou RESPONSÁVEL pelo meu SER”
Mary Burmeister
Fontes:
- O que Mary diz…, Lynne Pflueger e Michael Wenninger, 1997.
- Livros I, II e III de Autoaplicação de Jin Shin Jyutsu, Mary Burmeister, 1985
- JSJ Brasil
Jin Shin Jyutsu e a Autoaplicação
Um dos maiores presentes que recebemos desta arte são os exercícios de autoaplicação, que são posturas e sequências simples com as mãos, onde podemos nos aplicar e harmonizar nosso corpo, pensamentos e emoções.
Esse lindo trabalho foi desenvolvido por Mary Burmeister, ela foi responsável por simplificar os ensinamentos do mestre Jiro Murai, para que todos pudessem ter acesso a essa Arte Simples de Viver.
“Jin Shin Jyutsu é simples. É o despertar da consciência de MIM MESMO para a manutenção da saúde, felicidade, longevidade e benevolência”. Mary Burmeister
Vamos praticar Jin Shin Jyutsu?
Uma postura simples e muito eficaz de autoaplicação é segurar (amorosamente) os dedos das suas mãos, eles são nossos grandes amigos e estão sempre conosco.
Ao fazer essa prática, você vai “derreter” a fadiga e estresse diário, revitalizar seu corpo e dissipar atitudes.
Vamos lá? Assista o vídeo com o passo a passo ou siga as instruções abaixo:
- Segure seu Dedo Polegar para dissipar a Preocupação, Ansiedade e harmonizar o cansaço físico e digestão;
- Segure seu Dedo Indicador para dissipar o Medo e harmonizar dores nas costas e eliminação;
- Segure seu Dedo Médio para dissipar a Raiva, Frustração e harmonizar desconforto nos olhos e dores na testa;
- Segure seu Dedo Anular para dissipar a Tristeza, Apegos e harmonizar sua respiração e dores no ouvido;
- Segure seu Dedo Mínimo para dissipar o Esforço, Pretensão e acalmar os nervos e dissolver inchaços;
- Segure o Centro da Palma da mão para dissipar o Cansaço e o Estresse.
Se possível, segure cada dedo por 3 a 5 minutos, ou o tempo que tiver disponível, pode fazer do lado direito e esquerdo, não precisa apertar, só envolver seu dedo amorosamente.
Se não lembrar qual atitude de cada dedo, não tem problema, Jin Shin Jyutsu é uma arte inata do ser humano, ou seja, nosso corpo sabe o que fazer.
“Simplesmente DIVIRTA-SE com os DEDOS. Na verdade, SORRIA e SEJA o DIVERTIR-SE. SEJA o seu próprio testemunho.” Mary Burmeister