Percorrer o mesmo caminho ou buscar novos caminhos? Conheça mais como funciona o Coaching Ontológico, um processo que conduz o indivíduo a se observar como SER em sua essência pura e, conectar-se com consciência ao mundo à sua volta!


 

Hoje vou trazer um tema que vem despertando curiosidade nas práticas de Coaching e que já utilizo nos meus processos no DreamLAB de Desencaixotar Sonhos.

Para falar dele, retorno a um dos meus artigos anteriores (você pode ler o artigo completo aqui: Desperte: A consciência é a resposta!), quando trouxe à luz, duas tendências que caracterizei como:

  • Ciência – aquela que fala da transição do período holoceno para o antropoceno e;
  • Comportamentopor falar de um novo life code ou seja, um novo código de comportamento para os indivíduos.

O foco desta nossa conversa será a primeira tendência, a segunda é consequência. E o que isto tem a ver com Coaching Ontológico e transformação?”, você deve estar se perguntando!

Simplesmente tudo, pode-se dizer, se olharmos atentamente o significado de cada uma dessas coisas, sob a perspectiva da transformação do indivíduo sobre ‘si mesmo’. Então, vamos desenvolver este pensamento por partes!

 

A era antropocênica

Em uma época em que a humanidade sendo fortemente responsabilizada por criar uma nova geologia para o planeta ao nos ser atribuída a responsabilidade de atuar na natureza, promovendo alterações em grande escala no ecossistema terrestre há pelo menos um século, vale refletir sobre se: somos nós, seres humanos, agora, a grande força esmagadora da natureza? Até onde essa transição para a era antropocênica, nos levará? E, o que podemos fazer para buscar novos caminhos?

guia-da-alma-coaching-ontologico-novos-caminhos

As reflexões são muitas e preocupantes, na minha percepção e, trazendo isto para o nosso universo mais próximo, o que tenho, antes que respostas prontas, são muitos outros questionamentos voltados para nós indivíduos e nossa atuação neste processo.

Embora verdadeira, penso que esta é uma carga de responsabilidade muito séria para a humanidade, então, pergunto… Como trazer para nós a consciência individual, o despertar do EU INTERIOR para atuar de forma sistêmica e de modo diferente, na reconstituição daquilo que, ao longo de quase um século estamos sendo responsabilizados por desmontar?

Desmontar a configuração natural do planeta, é, desmontar o âmago da mãe natureza e, por consequência desmontar a nós mesmos como todo e unidade, em todos os nossos aspectos, desde a ânima até nosso campo energético, passando pelos aspectos sociais e econômicos e tudo o que esta estrutura representa para a nossa sobrevivência.

Estes questionamentos, nos levam no mínimo à reflexão da necessidade de fazermos a nossa parte, buscando por um novo ser. Um SER empático, solidário, amorável e consciente daquilo que deve e pode fazer para percorrer novos caminhos. Quais escolhas queremos fazer? Continuar percorrendo o caminho do fazer mais do mesmo ou buscar novos caminhos e fazer a diferença no mundo, ainda que, àquele que esteja próximo a nós?

 

É aqui que entra o Coaching Ontológico!

Ontológico(a), vem da palavra Ontologia: ciência do ser enquanto ser considerado em si mesmo, independentemente do modo pelo qual se manifesta.

Ontologia é o estudo do ser e dos seus princípios gerais e primeiros, portanto, o processo de Coaching Ontológico tem como proposta principal, levar o indivíduo a se observar como SER em sua essência pura e, acompanhar os seus processos transformacionais. Tudo isto, levando em conta a coerência das suas atitudes e comportamentos em relação a si mesmo (corpo e linguagem), levando-o à reflexão sobre os paradoxos que a vida atual oferece nos âmbitos de acesso ilimitado às tecnologias, estresse no trabalho, impulso consumista, interferência do meio, entre outras questões, orientando-o a como lidar com isso.

Neste aprendizado está a conexão do ser com o universo, com o planeta, com as ocorrências da desconstrução e o desafio e a perspectiva da reconstrução, da transformação do ser e por consequência do mundo em que vive.

O fato está constatado! Somos seres, cujas ações causam efeitos no sistema ambiental, social e natural, e, a busca pela essência na concepção ontológica, propõe um repensar da unidade na diversidade para o desenvolvimento de uma consciência plena e do senso da responsabilidade diante destes ambientes. Isto, por sua vez, representa um dos aspectos do coaching ontológico, ao propor uma perspectiva de transformação no sentido de aumentar nossa responsabilidade, com as nossas ações e seus impactos nos ambientes social e ambiental.  

Este aspecto nos tira da concepção de SUPER SERES, nos levando ao patamar da conscientização e da descoberta de um SER profundamente HUMANO, que busca inventar e reinventar a si mesmo o tempo todo.

A consciência desta reinvenção contempla a visão ontológica, holística e sistêmica que leva à superação de limites internos e externos, na perspectiva transformacional da construção de uma nova consciência coletiva, porém única, já que a diversidade tem seus tons de unicidade.

Acredito, por fim, que esse é o sentido do compartilhamento, da troca, do aprendizado. Esse é o sentido da humildade, da sabedoria, da VIDA. Definir o caminho a percorrer para promover esta transformação, é uma escolha de cada um!

O coaching ontológico pode contribuir com isto.

 

Vamos buscar novos caminhos juntos?

Agende uma sessão de Coaching Ontológico comigo!


 

Leia também:

 

Referências:

Cássia Corsatto

Instrutora e Coach de Carreira

2
0

...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!