image-desacelere-dicas-gestao-do-tempo-para-viver-mais-leve
Bem-estar

Desacelere: 15 dicas de gestão do tempo para viver mais leve!

Otimize e qualifique seu tempo com sabedoria.

icon-share
46 compartilhamentos

Você também tem a impressão que o tempo está passando mais rápido? Saiba como a gestão do tempo pode te ajudar a viver de maneira mais leve com 15 dicas! Boa leitura!

Sou Leni Gama Garcia, terapeuta em Florianópolis – SC com diversas técnicas, entre elas Mental GYM (ginástica mental) para stress, ansiedade e depressão. Entre em contato comigo neste link!


 

O tempo está passando mais rápido? Esta é uma pergunta que muita gente se faz constantemente, pois parece que sobra cada vez menos tempo para realizar as inúmeras tarefas diárias.

A hipótese de que existe uma aceleração do tempo (Ressonância Schumamm), já foi negada pelos físicos que dizem que as frequências da Terra continuam no mesmo ritmo. Então, por que esta sensação?

Ela é resultado de um processo absolutamente psicológico e depende de nossa vivência interna. Quanto mais vigilante e ágil a pessoa se apresenta dentro do tempo, mais coisas ela faz e parece que o tempo voa, porém, é ela que voa dentro do tempo!

guia-da-alma-gestao-do-tempo-dicas-viver-mais-leve-mental-gym-GIF-correr-contra-tempo-12A avalanche de informações que estamos submetidos devido ao avanço tecnológico é um fator importante. Ela não só amplia a velocidade e o volume de informações que chegam a nós, como também, desperta-nos uma voracidade descomunal e insaciável por elas: a oferta alimenta a demanda e a demanda estimula a oferta!

Temos, porém, um limite protetor de nossos órgãos dos sentidos e um limite em nossa capacidade interna de processamento. Indo além desta, acarreta-se o caos de um engarrafamento cerebral, com dispersão, devido à sobrecarga de informação.

Na verdade, a tecnologia não poupa tempo, mas nos ajuda a resolver as coisas mais rapidamente. Desta forma, somos pressionados a trabalhar mais e a encaixar outras atividades naquele tempo que sobrou!

Para o espírito não há um ganho com esta correria, fruto da atividade cerebral. O excesso de informações, sem assimilação, não tem sentido.

guia-da-alma-gestao-do-tempo-dicas-viver-mais-leve-mental-gym-GIF-ampulheta-tempo222Quando criança, o tempo demorava a passar, pois vivíamos intensamente o presente. À medida que crescemos, ocorre uma multiplicação de obrigações, somos bombardeados pelo excesso de informações e apelo excessivo ao consumismo. Surge no adulto uma maior consciência de sua finitude e com ela, uma urgência em fazer muitas coisas.

O cérebro não registra as experiências repetitivas e enfadonhas que a rotina nos traz e produz a sensação que o tempo passou rápido e despercebido.

Diante disso tudo, então nos perguntamos:

 

Como fazer para desacelerar e fazer o tempo não voar tão rápido? Veja as 15 dicas de Gestão do Tempo!

Seguem algumas dicas para gestão do tempo, para otimizar e qualificar suas horas:

 

1. Aceitar o limite do nosso cérebro

É impossível absorver o tanto de informações que recebemos diariamente sem ficarmos com uma sensação de atraso. É preferível pouco, sem pressa, bem assimilado e lógico. Com isso estaremos priorizando a qualidade à quantidade.

2. Listar o que fazer durante o dia

Realizando, em primeiro lugar, as tarefas prioritárias e menos prazerosas. Assim sobrará mais tempo para as coisas prazerosas. Primeiro o dever, depois o lazer.

3. Resolver urgências

O que levar menos de 2 minutos, conclua já (pequenos problemas do dia a dia como chamar o encanador, agendar uma consulta, etc.). Assim sobrará mais tempo para tomar decisões que exijam tempo e reflexão.

4. Concentração

Concentrar-se em uma coisa por vez (efeito raio-laser) e não em três ao mesmo tempo. Com isso, realiza-se mais rápido e mais facilmente as coisas.

5. Descanso

Descansar entre as tarefas que exijam muita concentração.

6. Uso da palavra

Usar a palavra apenas para dizer coisas úteis.

7. Cuidado com as redes sociais

Limitar o tempo de uso das redes sociais e fazer um jejum semanal delas de um dia.

8. Descanso merecido

Proteger os finais de semana.

9. Otimizar tempo

Aproveitar atividades mecânicas (ex.; dirigir, andar na esteira ergométrica) para aprender idiomas.

10. Fazer registros

Registrar os acontecimentos, estações e a passagem do tempo com fotos, rituais ou comemorações.

11. Sair da rotina

Fazer coisas novas e diferentes, viajar para lugares diferentes de bela natureza ou culturais, onde a história do local seja estudada por você. Mudar a cor do cabelo, deixar a barba crescer, mudar seu visual, cozinhar uma receita nova, pintar a casa de outra cor. Enfim, viver o mais intensamente, o quanto seja plausível.

12. Viver inteiramente

Estar inteiramente presente e fortalecer o hábito contemplativo. Às vezes é necessário não fazer nada – uma arte que merece atenção. É nesses momentos que muito de nosso potencial criativo desabrocha (ócio criativo).

13. Ter tempo para sentir

Ampliar mais a consciência. Correr, porém ao encontro de nós mesmos para que, descobrindo-nos possamos dar o melhor de nós aos outros.

14. Ter vivências mais qualitativas

Dar ênfase à profundidade e não à quantidade das vivências.

15. Relaxar e meditar

Praticarmos o relaxamento e a meditação. Com ela acalmamos a mente, descobrimos quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

 

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção e vida!

 

Vamos otimizar seu tempo juntos?

EXPERIMENTE O PROGRAMA “ORGANIZAÇÃO DO TEMPO” DE MENTAL GYM – GINÁSTICA PASSIVA DA MENTE

Enquanto você relaxa profundamente, a Mental Gym age no seu subconsciente, permitindo sugestões positivas que favorecem a otimização do tempo. É ideal para pessoas que sofrem com stress e ansiedade, em decorrência do dia a dia agitado.

Agende uma sessão de Mental Gym comigo!

 


 

Leia também: Tudo acontece no seu tempo

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




Leni Gama Garcia

Atendimento presencial em Florianópolis SC com Terapia Ayurvédica, Barras de Access, Balanceamento Muscular/Stress Release, Técnicas de relaxamento e Mental GYM (ginástica mental) para stress, ansiedade e depressão, Cones Chineses de ouvido e de limpeza energética. Agende sua sessão!

5
0

Olá, sejam benvindos!

Sou natural de São Paulo e formada em Psicologia pela Faculdade São Marcos(SP),Terapia Ayurvédica pelo Suddha Dharma Mandalam International(Florianópolis/India), Ba...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!