Que tal fazer suas promessas de ano novo se concretizarem? Confira as dicas da coach e terapeuta holística Patrícia Souto!


 

Ao final de cada ano, é muito comum pararmos para pensar a respeito do que vivemos ao longo do ano que passou e no que desejamos para o que está por vir. É quando fazemos as famosas promessas de Ano Novo, avaliamos o que queremos mudar na nossa vida e quais ações podemos colocar em prática para isso.

O problema é que raramente as pessoas conseguem concretizar seus desejos ao longo do ano, chegando ao final dele novamente sem materializar o que ansiavam.  As razões variam: falta de motivação, de praticidade ou de foco. O fato é que torna-se comum chegar ao último dia do ano e perceber que as coisas aconteceram como sempre acontecem, sem tantas mudanças, e não houve nada de realmente novo, além da folha do calendário.

Se você tem alguma dificuldade de realizar suas promessas e planos de Ano Novo, este artigo é para você. Ao contrário de muitas pessoas, eu costumo chegar ao final do ano tendo conquistado tudo aquilo que planejei no início dele. Assim, darei algumas dicas essenciais para ajudá-lo a concretizar seus planos. Vamos lá?

 

1ª Dica: Tenha uma visão geral do que você quer para a sua vida

Para ter um ano realmente novo, é necessário avaliar quais são as ações que você precisa praticar, construindo uma espécie de ponte entre onde você está e aonde deseja chegar. Antes disso, porém, é importante ter uma visão geral do que você deseja para a sua vida.

Assim, pegue papel e caneta (ou seu smartphone) e dedique um momento para pensar e anotar:

  • Quais são os seus sonhos?
  • Quais você já conquistou? Quais ainda falta conquistar?
  • Quais sonhos você mais almeja?
  • Quais sonhos você quer e pode realizar primeiro?

Afinal, se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve, mas isso não quer dizer que você vá ficar satisfeito com o que acontecerá. Então, hora de sair do piloto automático e separar um momento para pensar, avaliar e, literalmente, cuidar da sua vida.

guia-da-alma-coaching-mural-sonhos-promessas de ano novo-jay-mantri

Foto: Jay Mantri

Aproveite para refletir a respeito do que você fez ou deixou de fazer para ainda não ter concretizado seus sonhos. Pense sobre sua postura diante da vida, se você costuma ou não procrastinar as atividades, se falta motivação ou foco e anote tudo.

 

2ª Dica: Divida seus sonhos em objetivos e metas

Pegue a sua lista de sonhos e divida-a em objetivos menores. Analise: quais etapas você precisa seguir para chegar até esse sonho? Pense sobre cada um dos sonhos:

  • É algo que depende só de você ou de mais alguém? E de quem?
  • Você precisa juntar alguma quantia financeira? Quanto?
  • Quais são as formas de ganhos financeiros que você tem hoje? Teria como aumentar os ganhos arrumando algum trabalho extra? É possível gastar menos e guardar mais?
  • Quanto você poderia juntar por mês para obter o que deseja? E em quanto tempo?
  • Você precisa desenvolver alguma habilidade ou adquirir algum conhecimento para concretizar esse sonho? Que cursos precisa fazer e o que precisa estudar? Qual o tempo de dedicação?

Siga fazendo a si mesmo esses questionamentos, até ter de forma detalhada o que você precisa fazer para chegar até o seu sonho.

Após dividir esse sonho em objetivos, é hora de traçar metas. Ou seja, definir mais detalhadamente o passo a passo para conquistar cada objetivo e estipular um prazo. Você fará um planejamento pessoal, com um cronograma.

Por exemplo, digamos que você tem o sonho de conhecer a Itália, mas vive adiando. Fala sempre algo como: “Um dia eu vou conhecer a Itália”. Acontece que, se você não der o passo para realizar isso, sua vida vai passar e você não terá realizado esse sonho.

guia-da-alma-coaching-mural-sonhos-promessas de ano novo-trem-toscana

Assim, você poderá colocá-lo em prática da seguinte forma:

Exemplo de Sonho: Conhecer a Itália.

Objetivos:

  • Pesquisar pontos turísticos que deseja visitar na Itália;
  • Pesquisar tipos e preços de alimentação e transporte pela Itália;
  • Pesquisar opções e preços de hospedagem;
  • Pesquisar preços e opções de passagens de avião;
  • Pesquisar melhor período para viajar, pensar a respeito de quanto tempo quer passar lá, quais cidades quer visitar e colher dicas de amigos e blogs na internet;
  • Estudar o básico de italiano para aproveitar melhor a viagem;
  • Analisar quanto dinheiro precisa juntar para concretizar esse sonho;
  • Avaliar quanto pode guardar por mês para a viagem e em quanto tempo consegue juntar o valor;
  • Reservar hospedagem, passagens, fazer roteiro da viagem.

 

guia-da-alma-coaching-mural-sonhos-promessas de ano novo-italiaMetas: Coloque prazo para cada objetivo, dividindo-o em etapas, quando ele for maior. Por exemplo, você pode fazer uma meta mensal de quanto vai guardar.

Observação importante! Trace objetivos e metas alcançáveis e realistas, que dependam de você para serem realizados. Os prazos podem ser desafiadores, mas não impossíveis.

 

3ª Dica: Tenha um mural dos sonhos

Uma técnica do Coaching para ajudá-lo a se manter motivado e focado ao longo do ano é criar um mural dos sonhos. Você pode fazer em uma cartolina ou em um quadro, usando sua criatividade. Pegue revistas e jornais, recorte imagens e palavras que representem cada um dos seus principais sonhos e faça uma colagem. Também vale desenhar.

guia-da-alma-coaching-mural-sonhos-promessas de ano novo

Depois de pronto, coloque seu quadro dos sonhos em um lugar que você visualize diariamente. Procure criar o hábito de parar em frente a ele pelo menos alguns minutos por dia. Imagine-se concretizando e vivenciando cada sonho. Como você se sente? Respire e aprecie por um momento essa sensação.

guia-da-alma-coaching-mural-sonhos-promessas de ano novo

Mural dos Sonhos: Diego Couto Fotografia

 

4ª Dica: Una forças, fazendo parcerias

Pense em quem pode ajudar você a cumprir seus objetivos e metas rumo ao seu sonho. Existe algum amigo que pode acompanhá-lo nessa jornada? Alguma possível parceria de trabalho? Sua família pode apoiá-lo emocionalmente ou financeiramente? Existe alguém que você admire e conseguiu chegar lá? Essa pessoa pode ser seu mentor ou orientador? Quando unimos forças, ajudamo-nos a concretizar nossos sonhos.

 

5ª Dica: Crie um Bullet Journal

Criado por um designer americano, o Bullet Journal é um método de organização que ajuda você a se planejar ao longo do ano, dos meses e semanas. É um misto de diário em tópicos com lista de tarefas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

guia-da-alma-coaching-mural-sonhos-promessas de ano novo-bullet-journal

Exemplo de Bullet Journal lostlxmb

Nele você pode colocar sua lista de afazeres, seus sonhos, objetivos e metas, os filmes que deseja ver, quantos e quais livros quer ler ao longo do ano, quais viagens almeja fazer, lista de agradecimentos mensais e o que mais sua imaginação permitir. Também pode anotar e controlar suas finanças.

É uma maneira criativa e divertida de se organizar e se manter focado ao longo do ano.

 

Gostou das dicas?

Para que essas dicas funcionem, é importante compreender que tudo o que acontece na sua vida, refere-se a você mesmo. Existem situações que ocorrem e, num primeiro momento, você não entende muito bem o significado delas. Porém, com o tempo, as respostas vão aparecendo. Se algo está acontecendo com você, é porque precisa acontecer “para” você, para a sua evolução e a expansão da sua consciência.

Lembre-se: para ter a vida que você deseja, é necessário sair da zona de conforto, deixando a preguiça e as desculpas de lado. Assuma a responsabilidade pela sua própria vida e saia do papel de vítima das situações. As coisas que acontecem na sua vida sempre têm uma razão de ser. Tudo depende da forma que você enxerga e o que faz com o que lhe acontece.

Que você tenha um ano realmente novo e repleto de boas realizações. Namastê!

 

Vamos tornar reais suas promessas de ano novo?

Continue esta conversa comigo!

 


 

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




 

Patrícia Souto

Coach e terapeuta holística, especializada em Thetahealing, Reiki e Meditação

7
0

Com a missão de ajudar as pessoas na jornada pelo autoconhecimento, pela expansão da consciência e desenvolvimento pessoal, iniciou sua formação como terapeuta holística no início de 2016. Formou-se como Professional & Life Coaching pelo IBC e como terapeuta de Thetahealing Avançada e reikiana, bem como participou de um curso de massagem tântrica focado em mulheres. Autodidata, sempre se interessou pelo comportamento humano, espiritualidade e expansão da consciência e estudo...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

~ Nossos Parceiros ~

astrolink-guia-da-alma--logo-quiz-como-ser-uma-pessoa-melhor-signo-
guia da alma - lua peregrina
Meraki-logo
tranquility-pra-voce
guia da alma - aldeia indigo
marcia-oliveira-lifestyle-marca-yoga-floripa
mezcla photos
anahata-world
guia-da-alma-kaygangue-parceiros