Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

image-como-fazer-incenso-natural
Energia

Aprenda como fazer seu próprio incenso natural!

Passo a passo para manter limpeza e energização sempre com você!

icon-share
78 compartilhamentos

Olá! Como estão todos vocês? O meu ano já começou maravilhoso! Só gratidão!

Suponho que vocês devem ter feito uma limpeza geral nos ambientes onde vivem e trabalham – além de armários, livrando-se de tudo o que não serve mais.

Caso tenha batido aquela preguicinha, ou então, ansiedade para sair de casa e festejar, saiba que ainda há tempo! Sempre há tempo.

Limpeza e liberação de espaço têm que estar em nosso cotidiano, como os hábitos que temos ( tipo escovar dentes, comer, vestir, etc).

E por isso chego em 2019, com dicas para montarem seus próprios incensos naturais de ervas, livres de toxicidade. Vamos lá?

Eu sou Ana Thereza Valerio, Terapeuta de Desenvolvimento Pessoal com Tarots Terapêutico e Psiônico, Fitoenergética, Reiki, Cristalterapia e Mesa Radiônica Quântica. Entre em contato comigo para agendar sua sessão!

 


O poder dos incensos

Os incensos são usados para limpeza energética – aura, ambientes ou cristais – e proteção. Também podem ser utilizados em meditações, quando necessitamos fazer um pedido importante, traçar metas e, até mesmo, quando desejamos interceder por amigos muito próximos ou familiares, ajudando-os em algum desafio que precisam transpor.

Desde que se tenha consciência, intenção e fé, tudo podemos. Sempre pedindo a ajuda ou licença para o Mestre Superior daquele a quem vamos dirigir o propósito, se for o caso. Jamais podemos interferir no livre arbítrio alheio.

A fumaça liberada pelo incenso, tem a propriedade de transitar entre as dimensões físicas e extrafísicas, purificando, transmutando e harmonizando. O uso dos incensos é um ritual. Por isso deve ser feito com toda a seriedade.

 

As principais ervas para fazer seu incenso natural

Vou passar as principais ervas para montagem de incensos naturais (as mais fáceis de queimar e potentes em sua ação) e ensinar 2 (dois) tipos de como montá-los.

As ervas devem estar SEMPRE secas, ou aguardar a secagem delas. Nunca as colham em dias úmidos ou que tenha chovido.

E SEMPRE peça licença para a planta, se for o caso de colher, agradecendo pelo seu bom uso.

Não vou passar o preparo de secagem das ervas frescas, pois nem todos têm como fazer em casa. A intenção aqui é facilitar e proporcionar bem-estar, tranquilidade e harmonia para quem o fizer.

Portanto, vocês podem adquirir as ervas em hortifrutis ou em saquinhos, em casas de produtos naturais.

flores e ervas frescas para criar incenso natural caseiro

Se forem raminhos, façam um amarradinho e deixe-os de cabeça para baixo secando em um varal. Também serve, para que não necessitem usar o forno para este fim.

As melhores ervas para incensos naturais são:

  • Alecrim
  • Alfazema
  • Arruda
  • Cedro
  • Erva Cidreira
  • Hortelã
  • Manjericão
  • Sálvia

 

Modos de preparar seu incenso natural

1. AMARRADO COM BARBANTE DE ALGODÃO

Se forem usar um amarrado com barbante de algodão para fazer o incenso natural, escolham até 3 das ervas e cortem elas em um tamanho de 15 a 20cm. Se a erva não tiver cabo, usem as que tiverem como “suporte”.

Juntem todas e amarrem bem com o barbante. Quanto mais apertarem, melhor, pois a queima acontece de forma mais lenta.

incenso natural de ervas com barbante

Foto de Erin Perez Hagstrom

Se forem usar apenas um tipo de erva, vocês poderão amarrar somente os cabos.

Depende da erva, pois ao acenderem, deve-se tomar cuidado com as fagulhas. Soltas, elas podem espalhar. Por isso, acho mais seguro amarrar de baixo para cima e voltar até embaixo, quando dá-se um nó para finalizar.

 

2. AMARRADO COM PAPEL VEGETAL

Comprem papel vegetal de boa qualidade. Jamais usem papel comum e, muito menos de rascunho. O papel deverá ser “virgem” e totalmente em branco.

Caso vocês desejem, escrevam no interior dele, a lápis, suas intenções.

Somente então, coloquem as ervas dentro (uma ou no máximo 3) e enrolem feito um charuto. Deve ser amarrado também com o barbante de algodão.

incenso natural com papel vegetal

 

Dicas para usar seu incenso natural

Para acender o incenso natural – seja de qual jeito tenham feito – vocês deverão ter um pratinho, pote de cerâmica ou barro, preferencialmente.

Qualquer lugar que os mantenham sob proteção, para não causarem acidentes. Mas quanto mais natural, melhor. E deixem-no reservado / destinado somente a este fim.

Acendam com um fósforo e deixem o fogo pegar por uns 2 minutos. Lentamente, vão soprando para apagarem a chama (cuidado, pois fagulhas podem voar!) e deixem-no pousado no recipiente, ou andem com ele pela casa para energizar / limpar.

Se ao terminarem de andar pela casa desejarem mantê-lo queimando, descansem-no no recipiente. Caso contrário, apaguem-no “esmagando-o” contra o recipiente. NUNCA MOLHEM, pois vocês danificarão as ervas.

Toda vez que desejarem, (re)acendam-no.

 

Qual a melhor planta para meu incenso?

Alecrim, Alfazema, Arruda e Sálvia são ótimas ervas para limpeza energética. As outras (citadas acima) são boas para harmonização da casa / trabalho, equilíbrio emocional, realização de metas, elevar a vibração.

Para limpeza “punk” da casa / trabalho,  gosto muito de fazer um amarrado de BOLDO, feito uma “vassoura” e, após a faxina da casa, vou batendo com ele em todos os cantos e paredes.

Enquanto faço isso, vou pedindo a liberação de todo o  mal, memórias ali contidas, energias mentais minhas e de quem frequenta / habita.

Essa é uma prática que utilizo há anos e é super eficiente. Após a limpeza, joguem o amarrado de Boldo no lixo. E aí vocês podem depois deixar um incenso queimando para estancar e trazer as boas energias.

Explico esta e outras técnicas para fazer a limpeza energética de ambientes com plantas neste link.

 

OBS: Vocês poderão escolher algumas flores, se quiserem um aroma gostoso. Só colocá-las no meio das ervas.

Gosto de rosas e calêndula. Às vezes uso flores de camomila também. É super!

exemplos de incensos naturais com flores

 

Nunca esqueçam de agradecer às ervas e flores o seu poder e trabalho! Ao Criador também, claro.

Simples, não? Experimentem e depois me digam como se sentiram.

Desejo um excelente ano e limpeza de energias a todos, com muitas bênçãos de luz e prosperidade. Namastê!

 

Vamos fazer uma limpeza energética personalizada na sua vida?

Eu sou Ana Thereza Valerio, terapeuta de desenvolvimento pessoal com Tarots, Fitoenergética, Cristaloterapia e mais. Agende sua sessão online comigo!

Agende Terapia Holística Online ou Presencial na sua cidade!

Os Terapeutas Guia da Alma te esperam:!

Dê uma nota!

Ana Thereza Valerio

Publicitária e Advogada de Formação, não consegui me identificar com a atuação nas áreas afins. Deixei tudo para trás para viver daquilo que mais gosto de fazer: cuidar das pessoas. Ajudá-las a encontrar seu eixo, seja em qual dificuldade estiverem. Além dos estudos nas práticas - desde os 18 anos - de Reiki, Tarot, Numerologia, Meditação, Fitonergética, Mesa Radiônica, entre outras, experiência de vida é o que não me falta. Já passei por muitos desafios e sempre soube dar uma "rasteira" neles. Melhor aplicação dos conhecimentos aprendidos!! E a minha terapia? Cuidar de pessoas, plantas, animais e cantar na minha banda.

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!