Como fazer incenso natural artesanal: passo a passo!
Olá! Pensando em limpar as energias da sua casa? Incenso natural é ótimo para isso!
Suponho que você deve ter pensado em começar com uma limpeza geral nos ambientes onde vive e trabalha – além de armários, livrando-se de tudo o que não serve mais.
Caso tenha batido aquela preguicinha, saiba que ainda há tempo! Sempre há tempo.
Limpeza e liberação de espaço têm que estar em nosso cotidiano, como os hábitos que temos ( tipo escovar dentes, comer, vestir, etc).
E por isso trago aqui dicas para vocês montarem seus próprios incensos naturais de ervas, livres de toxicidade. Vamos lá?
Índice
O poder dos Incensos
Os incensos são usados para limpeza energética – aura, ambientes ou cristais – e proteção. Também podem ser utilizados em meditações, quando necessitamos fazer um pedido importante, traçar metas e, até mesmo, quando desejamos interceder por amigos muito próximos ou familiares, ajudando-os em algum desafio que precisam transpor.
Desde que se tenha consciência, intenção e fé, tudo podemos. Sempre pedindo a ajuda ou licença para o Mestre Superior daquele a quem vamos dirigir o propósito, se for o caso. Jamais podemos interferir no livre arbítrio alheio.
A fumaça liberada pelo incenso, tem a propriedade de transitar entre as dimensões físicas e extrafísicas, purificando, transmutando e harmonizando. O uso dos incensos é um ritual. Por isso deve ser feito com toda a seriedade.
Incenso natural – Plantas e ervas
Vou passar as principais ervas para montagem de incensos naturais (as mais fáceis de queimar e potentes em sua ação) e ensinar 2 (dois) tipos de como montá-los.
As ervas devem estar SEMPRE secas, ou aguardar a secagem delas. Nunca as colham em dias úmidos ou que tenha chovido.
E SEMPRE peça licença para a planta, se for o caso de colher, agradecendo pelo seu bom uso.
Não vou passar o preparo de secagem das ervas frescas, pois nem todos têm como fazer em casa. A intenção aqui é facilitar e proporcionar bem-estar, tranquilidade e harmonia para quem o fizer.
Portanto, vocês podem adquirir as ervas em hortifrutis ou em saquinhos, em casas de produtos naturais.
Se forem raminhos, façam um amarradinho e deixe-os de cabeça para baixo secando em um varal. Também serve, para que não necessitem usar o forno para este fim.
As melhores ervas para fazer seu incenso 100% natural são:
- Alecrim
- Alfazema
- Arruda
- Cedro
- Erva Cidreira
- Hortelã
- Manjericão
- Sálvia
Para ampliar o poder natural das ervas, conheça também a Fitoenergética.
Agende uma sessão de Fitoenergética!
Limpeza e proteção energética com o poder natural das plantas 🙂
Incenso Natural: como fazer em 2 modos
Confira o passo a passo para preparar seus incensos naturais!
1. AMARRADO COM BARBANTE DE ALGODÃO
Se forem usar um amarrado com barbante de algodão para fazer o incenso natural, escolham até 3 das ervas e cortem elas em um tamanho de 15 a 20cm. Se a erva não tiver cabo, usem as que tiverem como “suporte”.
Juntem todas e amarrem bem com o barbante. Quanto mais apertarem, melhor, pois a queima acontece de forma mais lenta.
Se forem usar apenas um tipo de erva, vocês poderão amarrar somente os cabos.
Depende da erva, pois ao acenderem, deve-se tomar cuidado com as fagulhas. Soltas, elas podem espalhar. Por isso, acho mais seguro amarrar de baixo para cima e voltar até embaixo, quando dá-se um nó para finalizar.
2. AMARRADO COM PAPEL VEGETAL
Comprem papel vegetal de boa qualidade. Jamais usem papel comum e, muito menos de rascunho. O papel deverá ser “virgem” e totalmente em branco.
Caso vocês desejem, escrevam no interior dele, a lápis, suas intenções.
Somente então, coloquem as ervas dentro (uma ou no máximo 3) e enrolem feito um charuto. Deve ser amarrado também com o barbante de algodão.
Dicas: como queimar incenso natural
Para acender o incenso natural – seja de qual jeito tenham feito – vocês deverão ter um pratinho, pote de cerâmica ou barro, preferencialmente.
Qualquer lugar que os mantenham sob proteção, para não causarem acidentes. Mas quanto mais natural, melhor. E deixem-no reservado / destinado somente a este fim.
Acendam com um fósforo e deixem o fogo pegar por uns 2 minutos. Lentamente, vão soprando para apagarem a chama (cuidado, pois fagulhas podem voar!) e deixem-no pousado no recipiente, ou andem com ele pela casa para energizar / limpar.
Se ao terminarem de andar pela casa desejarem mantê-lo queimando, descansem-no no recipiente. Caso contrário, apaguem-no “esmagando-o” contra o recipiente. NUNCA MOLHEM, pois vocês danificarão as ervas.
Toda vez que desejarem, (re)acendam-no.
Qual a melhor planta para meu incenso natural artesanal?
Alecrim, Alfazema, Arruda e Sálvia são ótimas ervas para limpeza energética. As outras (citadas acima) são boas para harmonização da casa / trabalho, equilíbrio emocional, realização de metas, elevar a vibração.
Para limpeza “punk” da casa / trabalho, gosto muito de fazer um amarrado de BOLDO, feito uma “vassoura” e, após a faxina da casa, vou batendo com ele em todos os cantos e paredes.
Enquanto faço isso, vou pedindo a liberação de todo o mal, memórias ali contidas, energias mentais minhas e de quem frequenta / habita.
Essa é uma prática que utilizo há anos e é super eficiente. Após a limpeza, joguem o amarrado de Boldo no lixo. E aí vocês podem depois deixar um incenso queimando para estancar e trazer as boas energias.
Explico esta e outras técnicas para fazer a limpeza energética de ambientes com plantas neste link.
OBS: Vocês poderão escolher algumas flores, se quiserem um aroma gostoso. Só colocá-las no meio das ervas.
Gosto de rosas e calêndula. Às vezes uso flores de camomila também. É super!
Nunca esqueçam de agradecer às ervas e flores o seu poder e trabalho! Ao Criador também, claro.
Simples, não? Experimentem e depois me digam como se sentiram.
Desejo uma excelente limpeza de energias a todos, com muitas bênçãos de luz e prosperidade. Namastê!
Vamos fazer uma limpeza energética personalizada na sua vida?
Agende uma sessão de Fitoenergética!
Limpeza e proteção energética com o poder natural das plantas 🙂