BodyTalk: Terapia para dores físicas e emocionais!

O que seu corpo está te dizendo?
menino em campo de lavada - representação de terapia body talk para bem-estar
Mais terapias de Nilo Martins
4.7/5 - (3 votos)

Você já ouviu falar sobre BodyTalk? É uma técnica que trabalha a saúde, com foco nas dores psicossomáticas do nosso corpo.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde dos EUA, “a dor é o motivo mais citado pelas pessoas que procuram medicina alternativa e complementar.” e o BodyTalk é uma técnica excelente para isso. Boa leitura!


 

O que é BodyTalk

O BodyTalk, também de chamado de Técnica do Córtices e Terapia de Escuta do Corpo, foi sistematizado pelo australiano Jonh Veltheim, que era reitor da Universidade de Acupuntura de Brisbane da Austrália.

Nos anos 90 ele foi tratado por uma aluna antropóloga que aplicou nele uma prática de cura dos aborígenes.

Ele então passou 15 anos unindo as técnicas tradicionais da Ásia e as ocidentais para desenvolver o protocolo de cura do Sistema BodyTalk, que une princípios da Medicina Tradicional Chinesa, Cinesiologia Aplicada, Terapia Bioenergética e mais!

 

Quais os benefícios da Terapia BodyTalk?

benefícios da Terapia Body Talk

As terapias ocidentais (tradicionais), geralmente consideram o paciente como várias partes separadas e, infelizmente, muitos consideram o paciente um cheque em branco.

As técnicas integrativas e terapias holísticas consideram o paciente como um todo, integrado, inclusive ao meio ambiente. Muitos sintomas de desequilíbrio, doenças e desordens podem ser provocados por alguma repulsa ou alergia ao meio ambiente, desde uma planta a uma pessoa desagradável.

Os problemas detectados podem ser em órgãos, no sistema endócrino, no cérebro, nos membros, no sistema de energias do corpo e no meio ambiente.

Se a vida da pessoa não está organizada, o fígado vai mostrar algo e os olhos também. Cada região do corpo vai se comportando diferente em função de emoções.

Ao pedir ao corpo que organize as energias da emoção e da razão, vamos curando as situações dolorosas do corpo e da mente, levando ao reequilíbrio e um benefício geral.

A Terapia BodyTalk é ideal para pessoas que sofrem de dores físicas e emocionais. É um convite para você entender porque seu corpo está reagindo assim e o que ele está querendo te dizer. Visa encontrar o reequilíbrio natural do seu corpo.

 

BodyTalk: Depoimentos

body talk depoimentos

Confira aqui alguns depoimentos sobre BodyTalk presentes na página oficial do BodyTalk Brasil:

“Uma sessão de BodyTalk me proporcionou algo fantástico que também desejava muito, mas não encontrava solução na ciência ocidental, por esta não reconhecer ser possível em minha idade: a regressão da acentuação da curvatura da hipercifose torácica.” Krisna Queiroz para BodyTalk Brasil

“Eu estava há 8 meses com dores insuportáveis no joelho. Tomando anti-inflamatórios e ouvindo um “crec” nos dois joelhos cada vez que eu me levantava. Era bem alto, todos ao redor ouviam. Tinha tido um problema nos joelhos chamado ‘plica sinovial’ na juventude e não operei por pura rebeldia. Agora já estava conformada que teria que enfrentar a cirurgia de vez. Fui na minha primeira sessão de Bodytalk, e embora não fosse essa a minha queixa principal, minhas dores no joelho diminuíram muito. Mais incrível que isso: o “crec” não existe mais, mostrando que a mudança não foi apenas na intensidade da dor, o que seria bastante subjetivo. Algo anatômico aconteceu. Fiquei muito impressionada e feliz com isso.” Claudia Fontenelle para BodyTalk Brasil

Em sessões de BodyTalk já atendi uma paciente médica de Buenos Aires que sofria de muita depressão. Durante a sessão, descobrimos um incidente doloroso que aconteceu com ela em um cemitério, e pudemos assim ressignificar isso.

Por ser historiador eu não me limito ao protocolo do professor John Veltheim. Ele, por ser teólogo, ignora as vidas passadas do paciente e remete todo o tratamento relativo ao passado a terapia da Constelação Familiar. Quando é de interesse do paciente eu uso a Terapia de Regressão de Vidas Passadas não invasiva proposta pela Psicologia Abissal, tese de Doutorado de Psicologia da América Pauliello Marques. 

Uma outra paciente que era atleta, tinha um machucado no joelho que nunca cicatrizava. Fizemos BodyTalk junto a uma leve regressão, onde vimos que em outra vida ela tinha sido mendiga e ficava abrindo uma ferida no joelho constantemente para conseguir recursos. Quando ela fez uma viagem para o local do passado, conseguimos ressignificar essa memória e necessidade.

As dores e desconfortos dos animais também podem ser pesquisadas e trabalhadas com o BodyTalk System para que o corpo e a mente deles se ajuste de forma positiva. O corpo do animal ou do intermediário vai responder pelos mesmos princípios.

Quando sofremos um pequeno machucado na pele, o corpo sabe tudo que deve ser mobilizado para a cura de uma ferida.

Da mesma maneira o nosso corpo deveria sempre nos fornecer o maior potencial possível, como acontece normalmente com os animais saudáveis.

Muitas crianças, como o meu filho pequeno, apresentam dificuldades para dormir. Em geral eles foram vítimas de algum susto, ou na gestação, como foi o caso do meu filho, a mãe sofreu um acidente de carro ou durante uma brincadeirinha de adultos com os bebês.

Vejo muitos brincando de jogar uma criança para cima e depois segurar. Esta atitude pode provocar uma contração e levar a criança a ter dores de cabeça pelo resto da vida ou até que a contração seja desfeita.

Existem fatores internos e externos com grande contribuição positiva ou negativa em nossas vidas. Através da escuta do corpo, segundo um protocolo que classifica os sintomas, vamos chegando ao tipo de problema. Cabe ao Terapeuta também seguir a intuição e técnicas. Muitas vezes, o paciente está fechado para reconhecer a verdade.

Tive uma cliente que fiz o atendimento e depois atendi ao marido dela. Ao perguntar sobre a família, ele me disse que ela foi criada pelo padrasto. Na hora da consulta ela me disse que se dava muito bem com o pai e o braço dela me dizia o contrário. O pai verdadeiro ela detestava e nunca teve contato.

 

BodyTalk: como funciona a sessão?

Body Talk como funciona a sessão

O BodyTalk vasculha o corpo-mente buscando as questões que desestruturam, física, emocionalmente e energeticamente. O terapeuta faz perguntas para o corpo e obtém resposta sim ou não, detectando o que é prioridade para o corpo do paciente.

O terapeuta usa o braço do cliente para estabelecer a comunicação SIM/NÃO. Isso é chamado de Biofeedback Neuromuscular e se baseia no conhecimento de que o corpo é portador de todas as informações sobre si mesmo. O mesmo princípio é usado no tratamento de animais, pássaros e repteis.

O BODYTALK pode ser usado por qualquer pessoa, não existe restrição. As técnicas são usadas para proporcionar um benefício geral no paciente.

O Bodytalk não usa medicamentos, são procedimentos não invasivos que incentivam o corpo a se ajustar.

As questões apresentadas ao corpo são realizadas mentalmente pelo terapeuta.

Pode ser diretamente com o paciente ou por outra pessoa ou objeto que o representa. Normalmente as crianças pequenas são representadas pelos pais ou responsáveis. Pois elas não conseguem ficar quietas por alguns minutos e permitir a escuta do corpo.

 

Terapia BodyTalk Online e Presencial

Terapia Body Talk Online e Presencial

Em geral, as consultas são realizadas a cada 20 dias e podem ser presenciais ou remotas (online por viodeochamada).

Para situações simples, recomendamos dois atendimentos para equilibrar o corpo e a mente. Para dores crônicas, a cada vinte dias até que os sintomas diminuam ou desapareçam. Em geral o corpo responde o prazo ideal para cada consulta.

4.7/5 - (3 votos)