Quem foi Krishnamurti – Frases, livros e ensinamentos!

“A forma mais elevada de inteligência humana é dirigir a atenção desprovida de julgamento.”
Jiddu Krishnamurti livros

Neste 17 de fevereiro se completam 34 anos da morte do filósofo indiano Jiddu Krishnamurti e aqui fica o ensejo para se voltar ao seu pensamento.

Sou Wiliam Farnesi (poeta e terapeuta holístico), e neste artigo trago informações sobre a vida e obra deste mestre!


 

Por que você precisa conhecer mais sobre Krishnamurti

Jiddu Krishnamurti

Krishnamurti foi para mim um encanto radical: sempre contrário à ideia de mestres e de uma espiritualidade através das religiões. Foi um Sócrates do século 20.

A sua maiêutica impunha uma seriedade absoluta na investigação da própria mente, sem fuga ou separação do que quer que surgisse na tela do pensamento.

A investigação e sua solução se fazem ao ver o que é exatamente como é. Com total atenção. Momento a momento. Sem aceitar conclusões. A resposta só pode estar em si mesmo e não há um caminho pré-estabelecido a seguir. A sua mais famosa frase é:

“The truth is a pathless land.”

Em tradução literal: “a verdade é uma terra sem caminhos”.

Um pensamento tão profundo e radical não foi sistematizado e a maior parte dos seus livros são transcrições de conferências.

Nestes muitos anos lendo Krishnamurti, vivi algumas coincidências que no mundo quântico talvez se traduza como as infinitas possibilidades.

Uma delas foi quando vivia na Itália e, ao pegar um trem para Milão, me sentei no único acento livre. Ali vi na minha frente uma chinesa que lia o mesmo livro que eu: “Comentários sobre a vida “ (“Commentary on living”) de Jiddu Krishnamurti. Eu o lia numa velha edição francesa e ela numa edição chinesa muito moderna, como se pode ver na foto!

livros de Krishnamurti - Wiliam Farnesi

Cada capítulo deste livro começa com uma descrição, quase sempre de uma paisagem. E o estado de presença de Krishnamurti é tão completo que nada passa inobservado ao seu olhar agudo e tudo se revela como pura poesia.

Seria já tempo que as reflexões e o método de Krishnamurti fossem usados pelos Terapeutas para curas profundas e transformadoras.

Aqui trago esta poesia que escrevi num curto período vivido na França e Krishnamurti era uma leitura constante:

“lendo Krishnamurti em Bordeaux

a vida é uma ação total

não parcial nem fragmentária

o desejo de um resultado

que se vê na busca por conclusões

cria obstáculos à compreensão”

Wiliam Farnesi

A seguir: uma pequena biografia de Krishnamurti, frases inspiradoras do filósofo indiano, alguns dos seus livros já traduzidos em português e a tradução de trechos de um vídeo publicado neste fevereiro pela Fundação Krishnamurti. Acompanhe! 🙂

 

Krishnamurti – Youtube – Vídeo “Sem medo”

O filósofo falava na Inglaterra em 1976 na Brockwood Park, que é uma das oito escolas no mundo que traduz o seu pensamento numa prática pedagógica. Uma outra escola que usa o seu método e vale a pena conhecer é a Oak Groove School na Califórnia.

Um trecho traduzido do inglês:

“Enquanto houver divisão entre você e o medo, há conflito. Há desperdício de energia, pela sua supressão e sua fuga ou por falar sobre o assunto com analistas, e etc. Mas quando você vê a verdade que você é este medo, sua inteira atenção, sua inteira energia está reunida para olhar para esta coisa. Agora, o que é esta coisa a qual nós chamamos medo? É isto uma palavra que trouxe o medo? Ou isto é independente da palavra? Quando você observa que seu medo é você e não o nomeia, o que acontece? Você não pode ver, quando você separa você mesmo do que você está olhando. É somente quando não há atenção é que o medo passa a ser você. Quando há inteira energia e total atenção não há medo. É só a pessoa desatenta que tem medo”.

Jiddu Krishnamurti

Aqui mais um vídeo, legendado:

 

Quem foi Jiddu Krishnamurti?

Jiddu Krishnamurti

Jiddu Krishnamurti foi um taurino com ascendente em Aquário, nascido em 11 de maio de 1895 na Índia.

Aos 13 anos, foi reconhecido por um membro da Sociedade Teosófica como um dos mestres do mundo.

Aos 15 anos, foi colocado como chefe da Sociedade da Estrela do Oriente que anos depois se autodissolveu com um famoso discurso em que Krishnamurti não aceitava a ideia de haver um mestre e de religiões organizadas como instituições.

A educação sempre foi uma das preocupações centrais de Krishnamurti e ele fundou várias escolas no mundo.

Morreu aos 90 anos nos Estados Unidos na cidade de Ojai, na Califórnia, em 17 de fevereiro de 1986.

 

Krishnamurti – Frases

jiddu-krishnamurti-frase

“A forma mais elevada de inteligência humana é dirigir a atenção desprovida de julgamento.”

“O amor é vulnerável, flexível, receptivo; é a forma mais alta de sensibilidade, e a identificação gera insensibilidade. Identificação e amor não andam juntos, pois um destrói o outro. A identificação é essencialmente um processo de pensamento pelo qual a mente se protege e se expande; e, ao se tornar algo a que deve resistir e defender, deve possuir e descartar.”

“A tranquilidade não surge com abstinência ou negação; vem com a compreensão do que é.”

“A curiosidade não é o caminho da compreensão. O entendimento vem com o autoconhecimento.”

“Pensar em seu conteúdo emocional e sensacional, não é amor. O pensamento invariavelmente nega o amor. O pensamento se baseia na memória, e o amor não é memória. Quando você pensa em alguém que ama, esse pensamento não é amor.”

“É somente quando o processo de pensamento cessa que pode haver amor.”

“Quanto maior a exibição externa, maior a pobreza interna.”

“Renunciar ao mundo da riqueza, conforto e posição é uma questão relativamente simples; mas deixar de lado o desejo de ser, tornar-se, exige grande inteligência e entendimento.”

“A verdade está fora de todos os padrões, medos e esperanças.”

“A verdade não é um fim, um resultado, uma meta; não pode ser convidado, pois não é uma coisa da mente.”

“O vício no conhecimento é como qualquer outro vício; oferece uma fuga do medo do vazio, da solidão, da frustração, do medo de não ser nada.”

 

Krishnamurti – Livros recomendados

  • “A primeira e a última liberdade”, editora Academia, lançamento previsto para 7 de março de 2020
  • “O livro da vida – 365 meditações diárias”, editora Academia, 2015
  • “Seu Universo Interior”, editora Academia, 2018
  • “A mente imensurável”, editora Teosófica, 2019
  • “A arte de aprender”, editora terra sem caminho, 2003
  • “Comentários sobre o viver”, editora Nova Era, 2008

Confira também: 10 livros sobre espiritualidade

 


Gostou do artigo? Compartilha nos comentários 🙂

Eu sou Wiliam Farnesi, Terapeuta holístico em Praia Grande SP e online!

Terapeuta holístico e integrativo com uso das técnicas da Radiestesia e Radiônica (indentificação de desiquilíbrios externos e internos e harmonizações com o pêndulo) e EFT-Emotional Freedom Technique (auto-acumpuntura com os dedos). Astrólogo e reikiniano.

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Praia Grande - SP