Emoções negativas: o que são e como lidar?

Desprenda-se de emoções que não estão lhe ajudando a seguir em frente através da energia do coração.
Emoções negativas: o que são e como lidar
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Pamielle Ortiz Dagnoni
5/5 - (1 voto)

Se existe algo que precisamos lidar diariamente são as nossas emoções! Infelizmente, muitos de nós ainda não possuem recursos e até mesmo conhecimento de como lidar e administrar as emoções negativas e positivas, que nos invadem diariamente.

Se você parar para observar, somos constantemente acometidos por várias emoções, como: alegria, raiva, medo, tristeza. E quando não sabemos lidar, acolher e ou mesmo como processá-los, esses sentimentos acabam por influenciar e dificultar todas as áreas de nossa vida, tanto no âmbito pessoal, como também profissional e de relacionamentos.

Ou seja, saber lidar com as emoções pode trazer uma série de benefícios para o bem-estar emocional, mental, energético e até mesmo físico.

Ao ser capaz de lidar com as suas emoções, você alcança a resiliência emocional, melhora a sua saúde mental, seus relacionamentos se tornam mais saudáveis, você se torna mais confiante e toma decisões mais conscientes, você tem menos estresse e ansiedade, melhora a sua saúde física e também desenvolve um senso de autocompaixão e autoaceitação.

Sou a Pamielle Ortiz, terapeuta no Guia da Alma.

A seguir, irei explicar como você pode lidar com as emoções negativas e como tratar questões emocionais através da sua energia do coração!


O que são emoções negativas?

Mulher aprendendo o que são emoções negativas

Foto: Freepik

Se eu pedisse para você listar quais são as emoções negativas, certamente você diria:

  • Tristeza: que é um sentimento de desânimo, melancolia ou desesperança;
  • Raiva: sensação de irritação ou hostilidade;
  • Medo: ansiedade e preocupação com o futuro, sentimento de apreensão;

Ou até mesmo:

  • Culpa: Sentimento de remorso, autocondenação;
  • Vergonha: sentimento de humilhação, constrangimento ou de se sentir inadequado;
  • Ansiedade: sensação de agitação mental e preocupação excessiva;
  • Solidão: sentimento de isolamento emocional, desconexão social e falta de pertencimento.

Essas são apenas algumas emoções e sentimentos negativos que as pessoas podem experimentar em diferentes situações, ambientes e áreas da sua vida, e é importante aprender a lidar com elas de maneira saudável.

Existe diferença entre EMOÇÃO e SENTIMENTO?

Existe diferença entre emoção e sentimento?

Muitas vezes utilizamos emoções e sentimentos como sinônimos, mas não são a mesma coisa e compreender o conceito de cada é fundamental para o autoconhecimento e para ter mais facilidade em como administrar suas questões emocionais.

Emoção vem do latim emovere, sendo formada por “e” (que significa energia) e “movere” (que significa movimento). Ou seja, emoção é energia em movimento.

Emoções são reações imediatas e passageiras a estímulos específicos.

Elas são como rajadas momentâneas de energia emocional. Por exemplo, no momento em que nos deparamos com a sensação de perigo, como quando estamos numa floresta e encontramos um animal feroz, você pode sentir medo instantaneamente. Essa resposta emocional imediata é uma preparação do nosso corpo para tomar ação, como fugir ou lutar.

Enquanto os sentimentos são estados emocionais mais duradouros e complexos, influenciados por interpretações cognitivas e experiências pessoais. Ou seja, eles são uma experiência emocional mais duradoura, formada pela interpretação e avaliação das emoções.

Por exemplo: alguém que se muda para uma nova cidade e tem dificuldade em fazer amigos pode experimentar um sentimento crônico de solidão, independentemente de estar ou não cercado por outras pessoas em determinados momentos.

Agora que você já tem esse entendimento sobre emoção e sentimento, quero trazer uma nova perspectiva, uma nova consciência sobre “emoções negativas”.

 

Mas afinal, existem emoções “positivas” e “negativas”?

Existe emoções positivas e negativas?

Nossas emoções trazem à tona aquilo que está dentro de nós, trazendo então muitas vezes a luz do que precisa de mudança na nossa vida ou do que precisamos nutrir ainda mais no nosso dia a dia.

Estar consciente das emoções, acessar e se permitir sentir pode ser uma grande bússola para nossa vida.

As emoções que identificamos e empregamos de maneira desfavorável têm um propósito em nossas vidas. Elas atuam como impulsionadoras e agentes de transformação, incentivando-nos a agir diante do que não está ideal ou harmonioso.

  • Por exemplo: se frequentemente você tem se sentido indisposto, desanimado e desmotivado para realizar suas atividades diárias, será que esse sentir está trazendo à tona que é hora de uma mudança nessa área?

Acolher as nossas emoções, estar presente para identificá-las e encontrar a raiz do que as está motivando é fundamental para nos alinharmos com nossa essência e ter clareza da nossa jornada.

Eu tenho um mantra que eu levo para minha vida:

“Sentir é o portal de transformação”.

Está gostando do artigo? Agende uma sessão de terapia comigo e tenha apoio emocional.

Como lidar com as emoções negativas? 8 maneiras

Mulher aprendendo como lidar com emoções

Foto: Freepik

As emoções fazem parte da experiência humana, todos os seres experienciam raiva, medo, tristeza, nojo, alegria. As emoções podem surgir em resposta a eventos e situações nas quais vivenciamos.

Mas você possuir ferramentas que te auxiliam no dia a dia a lidar com as emoções de maneira saudável é essencial para o nosso bem-estar como um todo.

Lidar com as emoções é um processo que requer constância, pode ser desafiador, mas é essencial para proporcionar bem-estar emocional e mental.

A seguir vou trazer oito maneiras para você lidar com as emoções negativas do seu cotidiano, e assim adquirir Independência e Inteligência Emocional.

1. Autoconhecimento

autoconhecimento

Para saber lidar com as emoções negativas você precisa realizar um mergulho interior, acessar suas lembranças, entender a raiz de onde estão surgindo os estímulos e gatilhos emocionais, e assim entender e observar quais são os seus padrões emocionais.

2. Entenda como você processa as emoções negativas

Entenda como você processa emoções negativas

Consciência é a palavra-chave! Para saber lidar com a sua emoção, eu diria que o ponto primordial é você identificar suas emoções e nomeá-las, como: “hoje as coisas no meu dia não saíram como planejado e, por consequência, estou me sentindo com raiva”. O primeiro passo para uma mudança emocional é identificar e nomear a emoção para que você encontre a raiz, o que foi a situação que desencadeou essa emoção. Busque estar atento aos sinais físicos, pensamentos e comportamentos que acompanham essas emoções.

3. Aceitação

Aceitação

Quando você nomeia e faz essa autoanálise das suas emoções, fica muito mais fácil de aceitá-las. Lembre-se você é um ser humano e todos nós experimentamos todas as emoções, faz parte da nossa natureza. Então aceite e acolha as emoções sem julgamento. Permita-se sentir. Sentir é o portal de transformação.

4. Presença

Presença

Só é possível identificar, aceitar e acolher as emoções no momento presente, pois esse estado lhe trará clareza e permitirá observar as suas emoções. A meditação e a respiração consciente são ótimas ferramentas para acessar o estado de presença.

5. Autocuidado

Autocuidado

Cuidar de si mesmo é fundamental para saber lidar com as emoções.

Ou seja, você pode ter autocuidado emocional priorizando uma boa rotina de sono, alimentação saudável, beba água, faça atividades físicas regularmente, faça mais daquilo que te faz bem.

6. Faça trocas conscientes

Faça trocas conscientes

Ao identificar quais emoções você está experimentando, acolhendo as mesmas e reconhecendo o que está motivando-as, se questione, o que eu posso fazer para mudar esse estado emocional? Comece por buscar aspectos positivos e oportunidades de crescimento mesmo nas situações desafiadoras. – Uma sugestão nesse caso é, você pode fazer uma lista de emoções negativas e descrever como você gostaria de lidar com elas, é uma ótima ferramenta para você desenvolver a sua inteligência e liberdade emocional.

7. Busque ajuda!

Busque ajuda

Se as suas emoções estão interferindo e influenciando em sua vida cotidiana, em sua vida como um todo, ou até mesmo se você sentir que está com dificuldades de lidar com as emoções, procure a ajuda de um terapeuta para que lhe dê orientação e suporte adequado.

8. Conheça a Terapia Multidimensional

Terapia Multidimensional

Existem diversas terapias que podem apoiar você no autodesenvolvimento emocional.

Hoje vou apresentar a terapia multidimensional: uma terapia holística, complementar e também chamada de “Terapia do Coração”, pois tudo se desenvolve através do chakra cardíaco do terapeuta com as energias da paz, do amor e do perdão.

Essa é uma terapia na qual o terapeuta atua como um canal entre Mestres ascensionados, seres de Luz e o cliente.

Por ser uma terapia que tem como objetivo auxiliar no processo de ascensão pessoal e do planeta, no tratamento multidimensional as equipes espirituais atuam desprendendo as emoções que estão impedindo a pessoa de ir para frente e evoluir.

Os tratamentos são no nível da alma, e exatamente por isso tão profundos e eficientes.

Na terapia Multidimensional, você descobre como lidar, acolher e transmutar suas emoções com o auxílio de mestres que estão sempre dispostos a auxiliar os seres em evolução.

Se você está pronto para mergulhar na infinitude do seu ser e se desprender de emoções que não estão lhe ajudando a seguir em frente, esse é o momento de acessar o potencial do seu coração através da Terapia Multidimensional.

Você pode agendar a sua sessão online comigo.

Ou se você sentir o chamado de ter autonomia em seus processos, ser esse canal da espiritualidade, ativando a curadora do amor que existe em você, inscreva-se na próxima formação de Terapia Multidimensional: Não tem pré-requisito para fazer essa formação! Basta sentir o chamado.

A sua equipe espiritual está te aguardando!

Vamos juntos nessa?

Loading

5/5 - (1 voto)

Instrutora de Terapia Multidimensional Guardiã do Cacau - Guio Cerimônias Atendo com: - Terapia Multidimensional - Mesa Radiônica Ascensional da Fraternidade Branca - Thetahealing - Leitura de Registros Akáshicos

AGENDAR!

Atende online

Mais terapias de Pamielle Ortiz

  • Reiki para animais, pets

    Online
    R$120,00
    Pamielle Ortiz
    (12)
    Terapeuta Certificado
    13 terapias realizadas
    Play
  • Atendimento Mesa Radiônica Fraternidade Branca – tema livre

    Online
    R$147,00
    Pamielle Ortiz
    (12)
    Terapeuta Certificado
    13 terapias realizadas
    Play
  • Atendimento Terapia Multidimensional – Relacionamentos Amorosos

    Online
    R$260,00
    Pamielle Ortiz
    (12)
    Terapeuta Certificado
    13 terapias realizadas
    Play
Ver Perfil de Terapeuta