Despertando a Luz e o Amor interior
Ao longo do tempo, diferentes mestres espirituais têm afirmado que o homem possui todas as qualidades divinas dentro de si. Que nada precisamos adquirir, mas sim encontrar. Que somos capazes de amar de maneira incondicional e deixar a luz interior brilhar plenamente. Na realidade, eles têm apenas nos relembrado o que já sabemos em nossa alma: de que somos luz e amor puro.
“O Eu verdadeiro não conhece julgamento, diferença, dor, ódio, ciúmes ou raiva. O Eu verdadeiro está em constante unidade com todos e está em cada um de nós — isso é Amor verdadeiro.”
— Paramahamsa Sri Swami Vishwananda [1]
Sendo a essência da alma pura e amorosa, por que somos frequentemente consumidos por ansiedade, frustração e raiva? Por que a tristeza, solidão e tantos outros sentimentos negativos fazem parte de nossa vida? Paramahamsa Sri Swami Vishwananda, um mestre iluminado contemporâneo e fundador da Bhakti Marga, o caminho da devoção, explica que o coração do homem é como um espelho coberto com sujeira. Enquanto houver sujeira, é difícil ver claramente. Mas quando o coração estiver limpo, a luz divina brilhará através dele, e todos a verão claramente.
Práticas espirituais – a chave para purificação
A metáfora do espelho empoeirado deixa claro que se faz necessário um processo de purificação para que o amor que temos internamente possa se manifestar. O instrumento para tal limpeza são as práticas espirituais, o sadhana.
“Quanto mais você faz seu sadhana, mais irá purificar você. Quanto mais limpo você estiver, mais as qualidades divinas irão crescer dentro de você e mais a Luz Divina brilhará de dentro de você.”
— Paramahamsa Vishwananda [2]
Uma prática espiritual muito poderosa — e a mais adequada para esta época, de acordo com as escrituras sagradas da Índia [3] — é a repetição dos Nomes Divinos (japa mantra). Mantras são palavras sagradas que contêm um grande poder, são instrumentos para a mente que trazem transformação, purificação. A prática espiritual de japa mantra tem o poder de trazer uma paz inabalável, calma profunda e grande sensação de liberdade.
Paramahamsa Vishwananda recomenda essa prática espiritual, e afirma que “quanto mais você entoar os Nomes Divinos, mais autoconfiança, alegria e felicidade haverá dentro de você.” Para ajudar a humanidade avançar em direção à luz, ele criou o Project Mantra, um programa imersivo e energizante de 40 dias de comunicação com o Divino, utilizando o poder da repetição do mantra. O projeto tem o objetivo de trazer uma mudança duradoura na consciência do praticante, e criar unidade entre a mente e coração, possibilitando experimentar o efeito e grandiosidade do mantra.
Se você tem interesse em iniciar uma prática espiritual de japa mantra, obtenha mais informações no site do Project Mantra, que é gratuito.
A bênção de encontrar um mestre iluminado
Mestres espirituais são frequentemente chamados de gurus. Contudo, é importante ressaltar a diferença entre um guru, e um Satguru. A palavra guru pode ser, de maneira simples, traduzida como professor, um professor de música, por exemplo. Um Satguru, entretanto, significa Guru verdadeiro, um Mestre espiritual com realização em Deus, e que tem a capacidade de guiar o buscador ao mesmo estado de iluminação.
Paramahamsa Sri Swami Vishwananda é tal Satguru. Ele recebeu de seu mestre, Mahavatar Babaji, o título de Paramahamsa, que numa tradução simples, significa iluminado. Para o benefício da humanidade, ele viaja o mundo compartilhando sabedoria e ferramentas para despertar a habilidade inata de amar em nossa vida diária.
Paramahamsa Vishwananda esteve no Brasil e realizou um Darshan em São Paulo no dia 11 de janeiro de 2017, e no dia 14 de janeiro em Florianópolis. Darshan é uma bênção pessoal de Swamiji, que ativa a luz divina dentro de nós mesmos. Estar na presença de tal Mestre iluminado é uma bênção que nos permite experienciar uma conexão mais profunda no nosso coração com Deus e o nosso próprio Ser.
Para mais informações clique aqui ou na imagem abaixo!
Referências
[1] Just Love, Sri Swami Vishwananda. http://www.bhaktievent.de/magento/index.php/books/just-love.html
[2] Shreemad Bhagavad Gita – The Song of Love, Paramahamsa Vishwananda. http://www.bhaktievent.de/magento/index.php/books/sri-swami-vishwananda/the-shreemad-bhagavad-gita.html
[3] “Entre os atos de adoração, eu sou japa.” (Shreemad Bhagavad Gita, cap. 10 – verso 25)