Atendimentos emergenciais: orientações para profissionais de Saúde Mental
Em momentos de tragédias e desastres, muitos profissionais de saúde mental se mobilizam para oferecer suporte emocional e atendimentos emergenciais.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) destaca que pessoas afetadas por catástrofes, como as enchentes na região sul do Brasil, podem enfrentar situações potencialmente traumáticas.
Os impactos psicológicos variam, mas é comum que as pessoas apresentem:
- Sentimentos intensos de tristeza;
- Desespero;
- Desorganização psíquica;
- Ansiedade;
- Culpa;
- Apatia;
- Angústia;
- Desamparo.
Prestar apoio emocional é uma atitude louvável, mas deve ser realizada com as devidas precauções para ser efetiva e não causar danos maiores.
É isso que vamos aprender mais neste artigo especial de orientação para os terapeutas Guia da Alma.
Sou Carlos Mayke, psicólogo e responsável técnico da plataforma. Boa leitura!
Índice
Sobre a sessão de acolhimento gratuito para as vítimas do RS
Na plataforma Guia da Alma, nossos terapeutas se disponibilizaram a oferecer terapias gratuitas para acolhimento e suporte às vítimas do RS nos meses de Maio, Junho e Julho/24.
No entanto, caso avaliem tecnicamente a impossibilidade do atendimento online, deverão orientar e auxiliar a pessoa a procurar apoio presencial, como em:
- ONGs, grupos de apoio, centros de saúde do município, equipes de saúde mental da Secretaria Estadual de Saúde do governo do Rio Grande do Sul
que atuam em articulação com o Conselho Regional de Psicologia (CRP), ou outros que julgarem adequados.
Esta iniciativa no Guia da Alma, em uma situação como a do Rio Grande do Sul (RS), é realizada de maneira diferente das terapias convencionais. O objetivo, neste momento, é proporcionar acolhimento, visando oferecer um suporte pontual à pessoa atendida.
Neste artigo, compartilho as principais orientações para os profissionais empenhados em ajudar.
Importante: #SOSRS
Para os terapeutas Guia da Alma que estão participando da campanha #SOSRS (atendimentos de acolhimento emocional gratuitos):
- Esses pedidos chegarão da mesma forma que os outros: você receberá um aviso e deve contatar o cliente dentro de 24h para agendar;
- Os atendimentos são 100% gratuitos e voluntários. Não haverá qualquer monetização de nenhuma parte;
- Lembre-se: a campanha é direcionada para pessoas do RS, mas pessoas de outras regiões também podem agendar por estarem afetadas (exemplo: pessoas que perderam familiares na tragédia, voluntários do RS que foram impactados, entre outros);
- No início da sessão, converse com o paciente e entenda o que levou ele a buscar esse apoio para melhor orientação.
O que o Conselho Federal de Psicologia orienta sobre atendimentos emergenciais
A Resolução nº 04/2020 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) autorizou a prestação de serviços online em situações de urgência e emergência. No entanto, isso não implica que todas as pessoas possam ser atendidas por essa modalidade.
Portanto, é necessário, antes de tudo, que:
O profissional avalie a possibilidade de atendimentos emergenciais online em cada caso, verificando se há indicação técnica na situação apresentada.
Essa avaliação deve considerar alguns fatores, tais como:
- Necessidade de Atendimento Presencial: Determinar se a situação exige atendimento presencial devido à gravidade dos impactos psicológicos ou à impossibilidade de fornecer apoio adequado de forma remota.
- Acesso à Internet e Eletricidade: Verificar se as pessoas afetadas têm acesso à internet e se há energia elétrica disponível para realizar o atendimento online.
- Estabilidade das Conexões: Analisar se as condições climáticas e de infraestrutura permitem uma conexão estável à internet. Em áreas afetadas por enchentes, por exemplo, as condições podem ser instáveis e prejudicar a comunicação online.
Além das questões de acesso, é indispensável avaliar se as intervenções psicológicas se aplicam ao contexto. Considere os seguintes pontos:
- Eficácia da Intervenção Online: Analise se o tipo de intervenção necessária pode ser realizada de forma eficaz remotamente. Nem todas as modalidades de terapia são igualmente adequadas para serem conduzidas online, e a gravidade da situação pode influenciar essa decisão.
- Confidencialidade e Privacidade: Assegure que o ambiente do paciente permita o sigilo e a confidencialidade necessária.
- Avaliação de Risco: Avalie se o risco de realizar atendimento online é maior do que o benefício potencial, especialmente em emergências. Ou seja, se falta de contato presencial pode aumentar o risco de negligenciar sinais de alerta ou necessidades urgentes das pessoas atendidas.
Primeiros Cuidados Psicológicos (PCP)
Os PCP são uma resposta humana baseada na capacidade de ouvir as histórias das pessoas sem pressioná-las a falar sobre sentimentos e reações. De acordo com a OPAS, os profissionais devem:
- Ouvir as necessidades e preocupações da pessoa sem julgamento.
- Ajudar a suprir necessidades básicas, como alimentação, água e informações de qualidade sobre serviços e suportes sociais.
- Avaliar as necessidades e preocupações.
- Proteger as pessoas de mais danos. Por exemplo, o profissional deve estar atento a possíveis riscos no local do atendimento, como a chance de novos alagamentos ou outros perigos.
- Auxiliar na busca por informações e apoio social, conforme necessário.
Boas práticas para atendimentos em situações de emergência
Vamos ver aqui como ter uma abordagem sensível e empática, e o que devemos evitar falar em atendimentos emergenciais.
Frases e Atitudes a Evitar
O profissional pode ter dificuldade para compreender a dimensão da experiência das pessoas afetadas. Por isso, evite qualquer termo ou frase que diminua ou desconsidere a dor, e não sobreponha suas crenças pessoais. Ofereça espaço para que a pessoa atendida manifeste os recursos que acredita serem importantes para lidar com a situação, sejam eles religiosos, espirituais, crenças ou qualquer outro recurso relevante.
Conforme a Cartilha para Atuação em Emergências e Desastres (2023):
- Não force o indivíduo a falar sobre o evento (técnica conhecida como briefing psicológico).
❌ “Me fale como foi ver sua casa sendo tomada pelas águas”
❌ “Sobre o que você recorda que aconteceu”
- Não dê falsas garantias de melhora do cenário crítico.
❌ “Isso vai passar”
❌ “Calma, eu vi no noticiário que as águas estão abaixando”
- Não minimize o sofrimento alheio.
❌ “Tudo tem um propósito”
❌ “Veja pelo lado bom”
❌ “Pelo menos você está vivo”
❌ “Eu sei o que você está sentindo”
Respeite o silêncio e permita que as pessoas falem espontaneamente quando estiverem preparadas.
Abordagens Sensíveis e Empáticas
Adote uma abordagem empática e sensível:
- Empatia e Compreensão: Valide os sentimentos da pessoa atendida.
- Foco no Presente: Foque nas necessidades imediatas.
- Fortalecimento de Recursos Internos: Ajude a pessoa a encontrar maneiras de lidar com a situação.
Exemplos de frases mais adequadas:
✅ “Lembre-se de que é natural se sentir sobrecarregado com tudo isso. O que eu posso fazer para te ajudar?”
✅ “Entendo que este é um momento desafiador. Estou aqui para ouvir e oferecer suporte da melhor maneira possível.”
✅ “Tenha o tempo que precisar para desabafar. Estou aqui para você, sem julgamentos.”
Os Primeiros cuidados psicológicos não se configuram como uma terapia, mas um apoio emergencial com o objetivo de oferecer suporte e encorajar de forma respeitosa a retomada da autonomia e capacidade de autocuidado da pessoa afetada.
Considerações Éticas e Profissionais
Mesmo em serviços voluntários, questões de sigilo, confidencialidade e respeito à pessoa atendida são obrigatórias. Psicólogos devem manter registros documentais dos atendimentos, conforme a Resolução CFP nº 01/2009 e são vedados a manter posição de cuidado profissional para promoção pessoal ou de terceiros.
Logo, não peça dinheiro, favores, autorização do uso de imagem e outras vantagens em troca de colaboração, ajuda ou intervenção para pessoas vulneráveis, conforme a Resolução CFP nº 13/2022.
Não se esqueça de também estar em dia com sua terapia pessoal, supervisões e práticas de autocuidado. Mas, sempre que perceber suas limitações, conecte a pessoa a times de suporte psicológico presencial. Isso é ético e responsável da sua parte.
Aqui no Guia da Alma, reconhecemos o seu esforço e expressamos nosso profundo agradecimento. Saiba que nenhuma ajuda é pequena demais quando o objetivo é aliviar o sofrimento de outro ser humano.
Onde buscar capacitação?
Deixo aqui 5 fontes confiáveis para orientação de atendimentos emergenciais, de forma gratuita:
- O CRP RS disponibilizou uma página dedicada a oferecer informações atualizadas, orientações e recursos para profissionais de saúde mental: CRPRS – Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul
- CRP-SC: Orientações para a categoria: voluntariado, atuação de estudantes e atendimento on-line
- Curso rápido: Primeiros Socorros Psicológicos PUCRS: Veja como fazer atendimento de primeiros socorros psicológicos | PUCRS
- Cartilha para atuação em crises e emergências: cartilha_emergencias_desastres_compressed.pdf (crprs.org.br)
- Primeiros Cuidados Psicológicos Ministério da Saúde: Primeiros cuidados psicológicos (Rio Grande do Sul)
Gratidão, vamos juntos fazer o bem, com responsabilidade 💚