O Arquétipo da Mãe: nutra-se de amor ♥
Em homenagem ao Dia das Mães, a Psicóloga e terapeuta feminina Julia Laitano fala sobre o Arquétipo da Mãe! Assista ao vídeo ou leia o artigo abaixo e conecte-se com este arquétipo!
Reconecte-se com sua essência sagrada feminina!
Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!
Arquétipo da Mãe
Arquétipos são modelos ou padrões de personalidade que estão presentes no inconsciente coletivo, dos quais podemos usar como referências em nossa vida para autoconhecimento e evolução.
O arquétipo da mãe representa nas fases da Lua e da Sagrada Feminina, a Lua Cheia: o brilho da lua em toda sua plenitude e exuberância. Esta energia lunar nos faz ficar mais expansivas, com as emoções à flor da pele.
Representa no ciclo menstrual da mulher a fase ovulatória: o corpo pronto para gerar uma nova vida. Com relação aos 4 elementos, representa a água, de onde todos os seres vivos surgiram, este elemento que rege nossas emoções. A mulher grávida aumenta a quantidade de líquido em seu corpo: passa a ter o líquido amniótico para abrigar o bebê.
A mãe está também associada ao verão, cheio de abundância, valorosidade e vida. É a representação da gestação, do parto, da nutrição, do acolhimento. É a capacidade de amar e ser amada!
Deusas Mãe
Trago alguns arquétipos de Deusas ligados à representação da Mãe! Conecte-se e reconheça as deusas que habitam em você mesma!
A Deusa Deméter é a Deusa da colheita, mãe de Perséfone, responsável pela agricultura. É ela que faz os campos se encherem de alimento. Representa o arquétipo da mãe nutridora de seus filhos.
A Virgem Maria (grávida) traz o arquétipo da mãe amorosa, da compaixão. A mãe que se doa para seus filhos, se doa para gestar uma vida e espalha este amor para toda humanidade. Encara a maternidade como uma missão!
A Mamãe Iemanjá, a rainha do mar, que cuida de seus filhos e faz com que nossas dores sejam levadas embora. Quando tomamos um banho de mar, sentimos essa limpeza como se fosse realmente o abraço de uma Grande Mãe.
A própria Gaia, mãe Terra, é um arquétipo da grande mãe e todo seu amor nutridor.
Conexão e nutrição
Que possamos nos conectar neste Dia das Mães com estes arquétipos das Deusas. Faça um pequeno altar com uma tigela de água, alimento, frutas e imagens das Deusa que representam este arquétipo. Se nutra com este sentimento de amor, abundância, plenitude, acolhimento e de nutrição!
A nossa mãe fez todo o possível para nos trazer a este mundo: ela foi o portal de entrada da nossa vida na Terra. É necessário nutrirmos uma relação saudável com nossa mãe para que possamos evoluir emocionalmente e espiritualmente.
Um grande passo no empoderamento feminino é termos uma relação saudável com a nossa mãe real, sabendo que ela fez tudo que estava ao seu alcance, e também com a nossa mãe interna: a capacidade de nos auto-amarmos e auto-cuidarmos. Que neste Dia das Mães você nutra de maneira amorosa a relação com a sua mãe externa e interna. Se dê amor e acolhimento!
Namastê!
“Mãe eu te sinto sob os meus pés
O seu coração eu posso escutar
Heya heya heya, Yaheya heya ho.
Isis, Astarte, Diana, Hécate, Demeter, Kali, Inanna.”
Reconecte-se com sua essência sagrada feminina!
Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!