Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

image-10-dicas-para-terapeutas-holisticos
Terapeutas

10 dicas para Terapeutas Holísticos

Saiba como aprimorar sua prática profissional.

icon-share
142 compartilhamentos

Recebi o convite de escrever acerca de 10 dicas para terapeutas holísticos. Primeiro me pareceu meio clichê esse negócio de 10 dicas… mas logo na sequência eu percebi que pode ser uma forma de organizar as minhas próprias referências internas a respeito do assunto e isso poderia trazer uma luz para quem está começando. Convite aceito!

Considero esse momento da história muito especial, porque no meio de um processo social intenso, existe também uma ebulição na consciência humana. Valores e instituições estão sendo questionados por bons motivos. Dinâmicas de relacionamentos estão cada vez mais, hum…dinâmicas. Novas formas de viver e de se relacionar estão surgindo numa velocidade mais rápida do que a gente consegue acompanhar e no meio disso tudo estamos eu, você e todo mundo.

No mesmo passo, existe o acesso a conhecimentos e escolas que antes eram privilégios de poucos, disponíveis para muito mais pessoas. O convite e o campo para o despertar da consciência está aberto para todos nós.

Dentro desse contexto, as pessoas que se sentem chamadas a trabalhar como terapeutas e como exploradores dos reinos interiores, tem uma função muito nobre: facilitar mais consciência no Planeta: para si mesmas e para os outros.

Segue então, a minha contribuição de dicas para terapeutas holísticos, que é o resultado da experiência de muitos anos de trabalho nesse campo:

 

10 dicas para terapeutas holísticos:

1. Não banque o salvador.

Quem cura é a vida. Além do mais, esse jogo de salvador e salvado enfraquece a própria força da escolha da pessoa que busca ajuda. As forças de autocura e regeneração estão nela. Não roube isso.

 

2. Busque o benefício mútuo em cada cliente.

Todo e qualquer relacionamento ocorre numa troca contínua entre o dar e o receber. Fique consciente dessa dinâmica com cada cliente e se pergunte honestamente o que é que cada pessoa traz para você aprender, e seja fiel ao que você tem para seu contribuir com cada um. Algumas clientes trazem algumas sombras que também são suas. Seja grato(a) por isso.

 

3. Não crie uma ideia definida e definitiva do seu cliente.

Rótulos são bons para embalagens, não para pessoas. Exercite e atualize as suas percepções e esteja aberto para as mudanças e para o que ainda não se manifestou. Seu (sua) cliente o procurou para isso. O que leva ao próximo tópico.

 

4. Medite.

Meditação é atualização da mente no momento presente. Inclui relaxamento e observação sem julgamento, e é revigorante. Não importa a técnica, o que importa é a disponibilidade para o momento presente, momento a momento.

 

5. Observe quais aspectos do seu cliente “dialogam” com os seus.

Utilize isso como um sinal para transformar em você o que você percebe nos seus clientes e te incomoda. A vida é cheia de mistérios, e as vezes são os seus clientes que vão trazer aspectos que você pode se flagrar pensando: “eu já vi isso em algum lugar…”

 

6. Aprenda continuamente.

Assuma a postura de um eterno aprendiz da vida. Isso evita alguns escorregões de quem acha que já sabe das coisas.

 

7. Não tome como pessoal.

Alguns clientes vão defender fervorosamente a causa do próprio sofrimento. Isso é chamado de ganho secundário. E alguns estão envolvidos até o pescoço nisso. Nos casos mais graves, esses vão te criticar e até te difamar. Não tome como pessoal. E isso leva ao próximo tópico.

 

8. Conecte-se com a força da pessoa. Respeite isso.

É aí que reside o sucesso  do trabalho do(a) cliente que escolheu você. Aprenda a identificar a potência dessa força. E também aprenda que algumas pessoas simplesmente não querem a mudança que dizem que querem. Entenda isso. Essas pessoas não são ajudáveis, pelo menos não nesse momento.

 

9. Esteja íntegro com a sua própria caminhada na vida.

Essa é a sua maior força. Cuide disso. Honre a si mesmo(a).

 

10. Conheça muito bem cada disciplina.

Como eu escrevi no início do artigo, existe hoje um número muito grande de abordagens de terapia e de autoconhecimento disponíveis. Escute o seu coração e a sua intuição ao escolhe-las.

Para as abordagens que você escolher, integre-as na sua vida. Aprofunde-se continuamente nelas e nos benefícios que elas trazem. Isso vai pulsar em você como a sua verdade. E esse será um dos benefícios dos seus clientes.

 

Desejo tudo de melhor na sua prática e na sua vida. Que você seja a luz que nasceu para ser!

Gostou das dicas para terapeutas holísticos? Compartilhe a sua experiência!

 


 

Jay é terapeuta e trabalha com diversas abordagens. Durante os atendimentos são utilizadas as abordagens de acordo com a necessidade dos clientes. Constelação Familiar, EFT, Renascimento, Breema Bodywork e Barras de access fazem parte do repertório utilizado.

www.reeduca.com.br  |  jay@reeduca.com.br

(21) 99233-8282 e (21) 2526-3297

Entre em contato comigo!

Jay Reiss

Atendimentos presenciais no Rio de Janeiro e online. Algumas abordagens podem ser online e outras necessariamente são presenciais. EFT, Barras de Access, Constelação Familiar, Breema Bodywork

10
0

Trabalho com várias abordagens terapêuticas e de autoconhecimento há vinte anos. O escopo do meu trabalho me possibilita lidar com muitas áreas da vida:

Dinâmicas familiares Conflitos envolvendo relacionamentos afetivos Mudanças de carreira Ansiedade Depressão Vícios Repetição de padrões limitantes

As abordagens que eu trabalho me possibilitaram desenvolver um...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!