O que é Reiki Xamânico e como funciona?

O encontro com o Universo interior e com o resgate dos saberes ancestrais.
consulta de reiki xamânico
Mais terapias de Adriana Feijó
4.9/5 - (8 votos)

Muitas pessoas recorrem às terapias Holísticas com  o objetivo de elevar o bem-estar e estabelecer o equilíbrio energético, pois são técnicas naturais e eficazes que estão se tornando cada vez mais conhecidas.

Dentre elas, o Reiki Xamânico tem se destacado por ter como base as filosofias xamânicas, que são baseadas na essência do ser humano e sua conexão com a natureza e o respeito aos seus ciclos.

Elementos como chocalhos, tambores, pedras, cristais, aromas, defumações e cantos são utilizados com a finalidade de potencializar a energia emanada.

Nesse artigo vamos entender mais como funciona essa técnica energética.

Sou Adriana Feijó, terapeuta holística, mestre em Reiki Xamânico. Boa leitura!


 

O que é Reiki Xamânico?

técnicas ensinamentos ancestrais

Ilustração: Charles Frizzell

O Reiki Xamânico é um tipo de Reiki que segue os mesmos preceitos do Reiki Tradicional de Mikao Usui, onde a canalização das energias universais ocorre através do terapeuta e o Reiki é passado através da imposição de mãos para quem está recebendo.

No entanto, a técnica se baseia nos ensinamentos ancestrais, onde vivências com os quatro elementos principais da natureza reestabelece o equilíbrio energético, além de melhoras perceptíveis nos campos físico, mental, emocional e espiritual de quem recebe o Reiki Xamânico.

 

Xamanismo e o Resgate dos Saberes Ancestrais

Xamanismo e o Resgate dos Saberes Ancestrais

Foto: Adriana Feijó

O xamanismo pode ser considerado um modo alternativo de ver a vida, de viver e se relacionar com ela que traz a conexão com a natureza como um modo de viver a própria espiritualidade. 

Dentro do Xamanismo, existe um conjunto de rituais voltados para a cura e bem-estar do ser na sua integralidade, visando o reencontro da pessoa com seu mundo interior, através dos ensinamentos sobre o fluxo e os ciclos  da natureza.

Nossos ancestrais percebiam com mais atenção estes ciclos e suas manifestações e muitos traziam o ensinamento de que o ser humano seria parte integrante deste universo natural.

Através desta conexão, eles buscavam manter uma perfeita harmonia com o planeta, buscando soluções e orientações para o tratamento de doenças e para o autoconhecimento. 

Dentro deste contexto, o xamanismo é repleto de simbolismos e arquétipos profundos, que harmonizam e enriquecem nossas vidas.

A maioria da tribos indígenas, por exemplo, se baseia em premissas básicas como o respeito ao planeta que nos acolhe, à energia criadora, assim como por irmãs e irmãos (para eles somos todos parentes em algum nível).

Além disso, eles abençoam e agradecem sempre, em todas as suas ações, pois compreendem que todas manifestações da natureza promovem curas em nossas vidas. 

 

Reiki e Xamanismo: União de Polaridades

Reiki e Xamanismo: União de Polaridades

Ilustração: The Changing of Seasons – Tatiana Kiselyova

A união da energia divina do Reiki que vem do universo (energia masculina) com a energia da nossa mãe terra (energia feminina) nos traz a espiritualidade de forma completa.

Quando nos conectamos com essa união sob a forma de iniciação (através de um curso de Reiki Xamânico, por exemplo) passamos a perceber essa união do todo sob uma nova óptica.

Esse processo é visto e ritualizado como um renascimento onde somos pai e mãe de nós mesmos e assim, 100% responsáveis por nossas próprias ações a partir deste momento.

 

 Para que serve o Reiki Xamânico? Benefícios!

Benefícios Reiki Xamânico

Ilustração: artista desconhecido(a)

Dentre os principais benefícios da técnica podemos destacar:

  • Limpeza e realinhamento de chakras (centros energéticos); 
  • Remoção de bloqueios dos canais de circulação de energia (Meridianos/nadis); 
  • Melhora física, mental, emocional, espiritual/energética; 
  • Relaxamento profundo;
  • Aumento da frequência vibratória do corpo;
  • Melhoria de sintomas da ansiedade, crises de pânico, depressão, tristeza, estresse, insônia, dores de cabeça, fibromialgia e dores em geral; 
  • Aumento da autoestima; 
  • Promove autoconhecimento; 
  • Alivia os sintomas de doenças mentais e físicas já instaladas;
  • Conexão e espiritualidade.

 

Reiki Xamânico: como funciona a sessão?

Sessão Reiki Xamânico

Reiki Xamânico com instrumento indígena – Foto: Adriana Feijó

Qualquer pessoa pode receber energia vital através do método Reiki Xamânico, podendo ser aplicado ou enviado à distância por um terapeuta iniciado. 

Em uma sessão, o terapeuta atua com o  propósito de transformar o sistema vital da pessoa que está recebendo a energia, através do  alinhamento das vibrações a energia Reiki com a expansão da consciência promovida pelo contato com os elementos da natureza com nossos sentidos.

A técnica atua com os símbolos de cura do Reiki, além dos instrumentos de poder, das direções sagradas, de jornadas xamânicas das hierarquias de luz.

O Reiki Xamânico pode ser aplicado sem necessidade de retirar qualquer vestuário. É importante apenas que a pessoa que vai receber a sessão esteja com roupas claras e confortáveis. 

A técnica atua independentemente do estado emocional da pessoa que a está a recebendo e não tem contraindicação. Pode ser usada em qualquer lugar e a qualquer hora e também junto a outras técnicas.

É comum muitas pessoas relatarem a sensação de um profundo relaxamento e conexão durante a sessão de Reiki Xamânico.

Que tal experimentar? Agende uma sessão de Reiki Xamânico online comigo!

 

Curso de Reiki Xamânico

Curso de Reiki

Curso de Reiki Xamânico – Foto: Adriana Feijó

Para aplicar o método é necessário que o terapeuta tenha realizado o curso do primeiro nível de Reiki Xamânico para estar habilitado a aplicá-lo.

Já, para o envio à distância, o terapeuta reikiano deve ter sido iniciado no segundo nível da técnica, onde irá aprender símbolos sagrados específicos para este envio. 

Os cursos aliam técnicas e conhecimentos com vivências profundas, onde o terapeuta resgata a própria conexão com o sagrado. 

Através destas vivências, o terapeuta encontra o conhecimento necessários para auxiliar as pessoas nas quais aplicará o método. Durante os cursos, os participantes também aprendem e as técnicas xamânicas de cura.

 

Linhagens do Reiki Xamânico

Linhagens do Reiki Xamânico

Ilustração: Annelie Solis

Existem várias linhagens e origens do Reiki.

No Japão, Mikao Usui organizou o sistema Reiki Tradicional ou Reiki Usui. No Tibete, outra linhagem surgiu a partir da Usui, mas com o com novos símbolos e hoje temos o Reiki Usui Tibetano ou Reiki Tibetano.

Em outras partes do mundo surgiram canalizações de técnicas e símbolos que deram origem a outras linhagens.

Entre os povos nativos surgiram linhagens de origem indígena que são hoje denominadas Reiki Xamânico.

  • Na América do Sul, surgiu através dos antigos povos Guarani, há milhares de anos, uma técnica que vem sendo chamada de Reiki Xamânico Amadeus.
  • Na América do Norte, surgiu o Ma’heo’o Reiki a partir dos antigos povos Cheyennes.

Desse modo, características foram acrescentadas ao Reiki Xamânico como a captação da energia telúrica (que vem da Terra), além da energia cósmica universal (que vem do céu), também usada nesse tipo de Reiki.

Um estado de consciência expandido pode ser alcançado pelos reikianos xamânicos, que trazem movimentos e sons intuitivos nos atendimentos xamânicos, assim como:

  • Visualizações de animais de poder;
  • Utilização dos elementos (terra, água, fogo e ar);
  • Uso de instrumentos sagrados como: maracas, tambores, flautas, ocarinas, dentre outros.

Os tipos de Reiki encontram o mesmo propósito se valendo de metodologias diferentes. Tanto os clientes, quanto os terapeutas se beneficiam.

É importante ressaltar que nenhuma técnica é melhor ou pior que outra e cabe a quem vai ser atendido escolher o método com que sente maior afinidade. 

No momento atual, de intensas transformações planetárias e individuais, o Reiki Xamânico possibilita, profundos entendimentos e uma transformação de muitos dos padrões de comportamento limitantes que carregamos ao longo de nossa jornada.

Dessa forma, a modificação pessoal independe do tipo de Reiki Xamânico com o qual o indivíduo tem contato (seja recebendo a sessão ou sendo iniciado em um curso). 

Então, a expansão vibracional individual e a conexão com a energia dos Mestres Xamãs é o que traz suporte a esse movimento.

A energia do Reiki Xamânico (independente da sua linhagem) traz alta frequência e nos é presenteada pelo Universo para ampliar e aumentar a experiência humana na realidade física.

Por fim, a partir de todas estas considerações, percebe-se que tanto no Reiki como no Xamanismo devemos trilhar o caminho do nosso coração.

Nosso Deus interior é nosso maior Mestre e Guia, aquele que nos conduz para a verdade e a compreensão e clareza sobre o que realmente vai nos trazer o desenvolvimento e evolução física, mental, emocional e espiritual a que nos propomos antes de reencarnar na nossa Mãe Terra.

4.9/5 - (8 votos)
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca