O que são Formas-pensamento e como nos influenciam?

Saiba como a energia dos pensamentos podem moldar a nossa vida!
o que são formas-pensamento no thetahealing: ilustração energética

Você já ouviu falar de formas-pensamento? Elas são moldadas de acordo com nossos pensamentos e vivências e podem estar sendo contribuição ou bloqueio na sua vida!

Sou Gabriela Santos, terapeuta holística. E neste artigo vamos entender mais sobre este assunto e como lidar com nossas formas pensamento de maneira positiva.


 

O que são formas-pensamento e o que elas criam em nossas vidas?

formas-pensamento: ilustração

Ilustração de Josephine Wall

Nosso Universo é feito de energia, você já deve ter ouvido isso em algum lugar….

Em algumas coisas, é mais fácil perceber a energia: uma música que te energiza ou te acalma, uma cor alegre ou sóbria, um filme de ação ou uma comédia….

Em outras a energia é quase imperceptível: um móvel ou qualquer objeto/matéria também são feitos de energia, só não as percebemos da mesma forma.

Nossos pensamentos e o que falamos também têm energia. Quando presenciamos uma briga ou agressão, nosso emocional é afetado.

Quando vemos pessoas em harmonia e se tratando com afeto verdadeiro, esse bem-estar nos contagia também.

As formas-pensamento são criadas através das energias que emanamos de acordo com o que pensamos, sentimos, dizemos ou fazemos.

Começam como sentimentos/pensamentos marcantes e vão se fortalecendo e tomando força com a repetição até se tornarem tão densas que ficam “presas” em nosso campo energético, influenciando nossa forma de viver.

Elas tem origem de diferentes maneiras, como por exemplo:

 

4 tipos de formas-pensamento negativas

ilustração: formas-pensamento negativas alex grey

Ilustração: Alex Gray

1. Se você sofreu algum abuso de qualquer tipo (psicológico, sexual, físico, moral etc), você pode ter criado a crença/sentimento inconsciente “as pessoas são uma ameça” ou “eu sou uma vítima/impotente/ indefeso”.

Essa crença/sentimento, pelo extremo da situação, se torna logo uma forma-pensamento que fica vibrando no seu campo energético.

Por causa disso, você pode começar a atrair uma série de situações negativas, como por exemplo:

  • passar a atrair pessoas que te tratam de forma abusiva, desrespeitosa ou negligente;
  • ficar com medo de fazer planos, ir atrás de seus objetivos, limitando, assim, suas possibilidades na vida;
  • se ver constantemente em situações onde você se frustra ou não consegue realizar o que gostaria;

E mais uma série de outras variações dentro deste tema.

 

2. Se você viu seus pais ou familiares em relações turbulentas ou disfuncionais, você pode ter criado a crença de que os relacionamentos são difíceis e cheios de tristeza ou conflitos.

Isso gera medo, dificuldades para se relacionar e, ao mesmo tempo, carência. É uma forma-pensamento criada que vai gerar bloqueios para conseguir um parceiro ou dificuldades nos relacionamentos.

 

3. Você também pode ter absorvido as crenças e sentimentos negativos do inconsciente coletivo, das vibrações que as outras pessoas emanam (mesmo as que você nem conhece) ou através de todos os produtos dos meios de comunicação e da mídia social que estão ao nosso desserviço ao invés de contribuírem conosco.

 

4. Você pode ter captado formas-pensamento dos seus pais, mesmo antes de ter aprendido a falar e até no ventre da sua mãe! Muitos bebês que foram frutos de uma gravidez indesejada cresceram com sentimentos de rejeição.

  • Você se identificou com alguma dessas situações? Agende uma sessão de Thetahealing comigo e transformaremos esta energia em sua vida!

Independentemente de como elas se originaram, as formas pensamento que emanamos afetam nosso organismo, alteram nossos hormônios e produzem efeitos em nosso corpo, gerando energia e saúde ou doenças e deterioração.

Sentimentos como gratidão, otimismo e confiança num poder superior, por exemplo, liberam hormônios que produzem bem-estar, segurança e tranquilidade.

Já sentimentos como raiva, excesso de criticismo, rancor ou mágoa, por exemplo, formam uma espiral de negatividade que aumenta o stress, a ansiedade e a intolerância, desequilibrando nosso emocional, prejudicando a nossa saúde, e gerando uma série de comportamentos prejudiciais como a tendência a criar conflitos, comportamentos destrutivos e depressão.

Por mais desafiadora que seja a situação que você esteja vivendo agora, reclamar, revoltar-se ou sentir-se uma vítima só vai tornar as coisas ainda piores para você.

 

Então, o que fazer com as formas-pensamento?

formas-pensamento: ilustração mental

Felizmente, não somos reféns das nossas emoções! O poder de escolher o que queremos criar em nossas vidas está em nossas mãos!

O que fazer em relação àquilo que não está funcionando em nossas vidas começa com a nossa decisão de dar o primeiro passo, nos tornando mais conscientes do que está por trás das nossas atitudes e dos nossos sentimentos e buscando recursos para nos ajudar a resolvê-los.

Monitorar o que dizemos e fazemos e como agimos e reagimos é uma forma de perceber quanta negatividade podemos estar criando em nossas vidas sem nos darmos conta.

Vianna Stibal, criadora da Terapia Thetahealing, uma fantástica terapia holística que atua a nível energético, físico, psicológico e espiritual, sugere fazermos um exercício que nos trará mais consciência sobre isso.

 

Exercício para tomar consciência das formas-pensamento que você está criando!

formas-pensamento no thetahealing - ilustração de mão tocando cérebro

Todas as vezes em que você se perceber falando ou pensando em algo negativo, algo que te invalide ou enfraqueça (como pensar que algo é muito difícil/que não vai conseguir o que precisa ou deseja/imaginar que vai ficar doente toda vez que ouve falar numa doença/ter medo de ser abandonado, de ficar sem dinheiro, de sofrer etc etc), CANCELE esse pensamento ou fala e troque por uma positiva.

Não precisa necessariamente verbalizar, pode só mentalizar, mas dê um comando para que seja cancelado o negativo.

Isso vai te trazer uma percepção maior sobre o que você está emanando e vai te treinar a escolher e focar na positividade.

Não se julgue se você perceber que tem muitos pensamentos negativos, tomar consciência disso é o começo da mudança!

 

Maneiras de enfraquecer formas-pensamento negativas

formas-pensamento no thetahealing - ilustração de pessoa meditando

Formas pensamento negativas consomem uma quantidade enorme de energia e vão tomando mais força na sua vida cada vez que você pensa, fala ou age de acordo com ela.

Portanto, procure:

  • não reclamar;
  • não lamentar;
  • não ser excessivamente crítico;
  • não ser excessivamente julgador;
  • não ser cínico ou implicante;
  • não zombar dos outros;
  • não criar razões para se estressar;
  • não criar razões para se desculpar;
  • não criar razões para estar infeliz;
  • não criar motivos para ficar irritado;
  • não criar motivos para ficar preocupado;
  • não criar motivos para ficar ansioso;
  • não criar motivos para ficar sobrecarregado;
  • não criar motivos para duvidar de si mesmo;
  • não criar trauma ou drama por causa da adrenalina (se você teve uma vida turbulenta na infância ou adolescência, pode ter ficado “viciado” em adrenalina);
  • não afirmar sentimentos ou pensamentos negativos como: “Eu estou deprimido”, “Eu estou acima do peso”, “Eu não tenho dinheiro”.

Assim como exercitamos nosso corpo, precisamos exercitar nossa mente e nossas emoções para que elas nos tragam a vida que desejamos!

Experimente e veja o que pode mudar na sua vida!

Alguns bloqueios e crenças são mais profundos e difíceis de alterar. Neste caso, o indicado é fazer uma sessão de Thetahealing aprofundada com um profissional certificado.

Você quer saber como eliminar formas-pensamento negativas da sua vida? Sente que tem algo te bloqueando? Agende uma sessão de Thetahealing comigo!

Agende uma sessão de Thetahealing!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!