A Constelação familiar é uma técnica terapêutica difundida pelo alemão Bert Helinger. Ela abrange 3 leis sistêmicas universais: A lei de pertencimento, a lei de equilíbrio e a lei de hierarquia. A constelação nos mostra que tendemos a repetir padrões de nossos ancestrais, de forma inconsciente, para nos sentirmos pertencentes à nossa ancestralidade. Esses padrões podem ser positivos ou até negativos, trazendo-nos uma série de problemas e bloqueios, em nossas vidas atuais.
Vivências difíceis, traumas e desequilíbrios emocionais vividos por nossos antepassados podem ressoar em nossos corpos, por ressonância, trazendo-nos as mesmas dificuldades. Uma avó que foi traída pelo esposo e sentiu-se desvalorizada e desamparada, pode nos trazer os mesmos sentimentos, além de mostrar um padrão de traição na família que, se não constelado e freado, pode se propagar por nossos descendentes.
Mas a constelação não para na ancestralidade. Eu trabalho com uma linha que investiga origens também em vidas passadas, pois, muitas vezes, traumas vivenciados num passado longínquo continuam se propagando em vidas atuais, como resgates cármicos. A constelação traz um olhar de como lidar com a situação de forma sistêmica e equilibrada, ressignificando traumas, amenizando os resgates e trazendo liberações profundas.
Um cenário muito comum de encontrarmos origens para nossas questões, também, é a nossa infância. No âmbito familiar primordial nascem muitas questões e dificuldades emocionais, por traumas, bullyng, repressões, rejeições e muitos outros fatores.
Dessa forma, a constelação trabalha os mais variados temas e dificuldades, em nossas vidas atuais. São eles:
Questões emocionais e mentais: Ansiedade, depressão, esquizofrenia, psicopatia, pensamentos suicidas, narcisismo…
Condutas negativas: Procrastinação, tendência a atrasar-se, tendência a reclamar, negativismo…
Toxicidades: Cíume excessivo, controle, agressividade, cobranças…
Doenças crônicas, genéticas e/ou recorrentes: Doenças auto-imune, diabetes, problemas cardíacos…
Vícios: Cigarro, álcool, drogas…
Compulsões: Alimentação, jogos, compras…
Medos e fobias: Medo de dirigir, medo de cirurgias, fobia a lugares fechados, fobia social…
Bloqueios: Na vida financeira, no campo amoroso, na vida acadêmica e carreira…
Crenças limitantes: Dinheiro é sujo, mediunidade deve ser ofertada como caridade, ricos não vão para o céu, é difícil encontrar o amor quando maduro, no casamento tem-se de aguentar tudo…
Dificuldades de relacionamento: Com pais, filhos, irmãos, colegas de trabalho, amigos e etc…
O atendimento terapêutico de constelação na água ajuda-nos a descobrir uma ou mais origens emocionais inconscientes para essas questões. Digamos que você tenha uma doença crônica e genética. Podemos encontrar uma origem em sua ancestralidade, outra em uma vida regressa sua e outra na infância e juventude. O seu campo mórfico é que vai dizer.
E, como funciona, de fato, essa sessão? De forma online, inicialmente, conversaremos sobre o seu tema e as dificuldades que ele lhe traz para a sua vida atual. Num recipiente com água, irei pondo você, as pessoas, sensações, sentimentos, e temas que o seu campo mórfico ancestral for nos conduzindo a inserir. Tudo o que vivemos fica registrado em uma biblioteca ancestral ou esteira magnética. Eu, como consteladora, sou também uma observadora do seu campo, e atuo como uma terapeuta canalizadora. Utilizo-me de meus dons intuitivos para receber e acessar informações e insights em minha tela mental, dessa biblioteca ancestral e inconsciente. Os bonecos movem-se pela água sem a minha condução, são movidos pela própria energia psicocinética das milhares de pessoas que vieram antes de você, seus ancestrais. Nesse momento, consigo descobrir quantas origens emocionais tem a sua questão, e vamos investigando cada uma delas.
Se for em sua ancestralidade, voltamos a uma vivência de seus pais, avós ou bisavós, ou até mais longe…
Se for em uma vida passada, já acesso um registro akáshico seu, em seu campo energético, para visualizar o trecho traumático vivido, trazendo-o para o campo e podendo constelá-lo.
Se a causa foi em sua infância, fazemos uma espécie de **** da criança interior, para este tema.
Neste momento de observação dos movimentos dos bonecos e suas dinâmicas, é preciso silêncio e observação. A sessão de constelação tem o lugar de fala com o constelador, e eu vou lhe indicando, sempre, o momento de se pronunciar. Porém, sempre que lhe vier uma lembrança, vivência ou intuição, relacionada ao tema, você pode colocar. E, assim, vamos fazendo uma troca de percepções, seguindo pegadas, até alcançar respostas para o seu tema.
Outro ponto importante ressaltar, é que a maior parte do que eu acesso é o que ficou armazenado em seu inconsciente. Temos laços invisíveis com nossos antepassados, mesmo com as pessoas que nem conhecemos. Podemos não saber, conscientemente, de uma vivência negativa e que foi escondida pela família. Mas o nosso inconsciente sabe. E é o que está lá dentro, inacessível, que precisamos trazer à luz e consciência, para obtermos liberações e levezas.
E como são feitas essas liberações? Após identificadas as origens, vamos para as falas sistêmicas. Eu uno frases de reequilíbrio sistêmico com frases canalizadas do seu campo ancestral, para que você as dirija para as pessoas envolvidas, trazendo resoluções e liberações de mágoas e memórias dolorosas. Caso você esteja repetindo um padrão negativo de alguém, lhe conduzo a devolver a quem pertence e seguir apenas com o que é seu, para que você possa viver de forma diferente e honrar sua ancestralidade sendo feliz, não vivendo na dor que eles viveram.
Todas as falas são ditas de alma para alma, por isso é comum, ao longo das semanas, você perceber mudanças nas pessoas envolvidas nas relações e temas trabalhados. Eles tendem a ficar mais amenos, mais agradáveis e até pessoas que não conversavam com você podem procurá-lo(a).
E, para você, a tendência é que, ao final da sessão, sinta-se mais leve e aliviado, como se tirasse um peso dos ombros. Pode ser que sinta-se cansado(a) após a consulta e no dia seguinte, mas é normal, pois visitamos passados longínquos, é como uma viagem em missão, para resgatar e dissolver pequenos nós. Pode ser também, que a sua questão aparente piora no quadro, e você sentir que a constelação não fez efeito. Mas, tudo isso faz parte do processo. Imagine que somos como um rio que tem sujidades no fundo. A constelação mistura essa água, trazendo as impurezas do fundo, para poderem ser liberadas. A impressão que se tem, é de que o rio fica mais sujo. Mas, não se impressione com essa fase, ela passa. E, ao final de um tempo, podem ser dias, ou semanas, tudo tende a se amenizar.
A constelação não pode prometer ****, nem dizer que vai erradicar de vez um problema, principalmente uma doença. Porém, só de atingirmos a consciência da origem emocional da questão, e vivenciarmos todos os aconselhamentos e reequilíbrios sistêmicos para o nosso problema, já temos um grande avanço. A melhora em 80 a 100% é um plus, se alcançado, mas não uma garantia, ou algo a se aficcionar. Afinal, também precisamos abraças nossas próprias sombras e defeitos, nos aceitarmos como somos e entendermos que podemos sim, sermos felizes, mesmo sem uma conduta ou saúde perfeitas.
Acredito que o melhor da constelação é, ao trazermos um tema de cada vez, para cada sessão, irmos sentindo uma melhora no conjunto, sentindo a vida se colorir novamente, nos posicionando de forma mais equilibrada e serena diante das situações e atraindo pessoas e vivências mais leves, felizes e equilibradas, mais condizentes com o nosso novo estado de vibração emocional e espiritual.
Permite-me mentorá-lo(a) neste processo? Que tal trabalhar um tema de sua vida por semana?
Este aendimento corresponde a trabalharmos um tema, com profundidade, identificando e liberando todas as origens possíveis.
Aguardo-lhe na luz,
Daniela Saad,
Terapeuta Holística e Sistêmica
Segue um vídeo do meu canal do Youtube, Rota Terapêutica, em que explico, sucintamente, como funciona uma sessão de Constelação na água:
Detalhes
Duração | 1 hora e 30 minutos |
---|---|
Localização | Videochamada |
Períodos disponíveis | Dias de semana durante a noite, Dias de semana durante a tarde |
Motivo | Equilíbrio corpo-mente, Saúde Mental |
Terapias | |
Tipo (Online ou Presencial) | Online |