Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

image-por-que-me-tornei-terapeuta-holistica-voltada-ao-tarot
Tarot Terapeutas

Por que me tornei terapeuta holística voltada ao Tarot?

Conheça a história e motivações da terapeuta holística Ana Thereza Valerio!

icon-share
123 compartilhamentos

Poder ajudar às pessoas no encontro de si mesmas e sugerir a elas as infinitas possibilidades que trazem dentro de si, possibilitando-as de deixar esses talentos vir à tona, é um trabalho espetacular, que me dá um enorme prazer.” Conheça a história e motivações da taróloga, consultora e terapeuta holística, Ana Thereza Valerio!


 

Muitas vezes é difícil começar um texto, quando este se volta para a área de autoconhecimento e poderá ser capaz de influenciar pessoas. Mas nunca é difícil falar sobre o que se ama.

Desde meus 18 anos sou totalmente voltada às práticas holísticas. Criada em colégio de freiras e depois de padres agostinianos, com família católica de carteirinha, fazia parte do grupo de jovens da Igreja (onde, agradeço por ter me ajudado bastante a ficar integrada com as artes, pois lá eu fazia parte do Coral e todo fim de ano participava do grupo de Teatro para Jovens, cujo texto era criado por nós e não, necessariamente, voltado à religião. À integridade sim. Mas não, necessariamente à prática religiosa). E eu ainda assim achava tempo de “fugir” para fazer cursos de Reiki, Yoga e, mais tarde, por conta de uma “mãe do coração” estudiosa de Tarot, me dediquei a descobri-lo e também ao I Ching.

Passados alguns anos, diversos cursos holísticos, duas faculdades, 3 filhos, um MBA, decidi deixar para trás a vida de executiva “Patricinha” – só no salto e meia fina – e me voltar totalmente a ser terapeuta holística.

 

E por que escolhi o Tarot?

O Tarot é nosso caminho de vida. Nascemos, crescemos, aprendemos, amadurecemos, chegamos ao fim e tudo começa de novo.

Na jornada do Tarot, quando chegamos ao “fim” pelo arcano 21 – O MUNDO – voltamos ao início de tudo, onde retomamos o caminho através do O LOUCO (que agora está sob o número 22), só que com mais compreensão de todo o processo vivenciado. Sem perder a essência, mas com mais maturidade e mais cuidado. Ou não. Alguns podem refazer seu caminho, mas ainda não conseguiram chegar ao final da jornada com maturidade suficiente, ou responsabilidade pelas ações feitas. Mas, de todo o jeito, o Tarot nos dá possibilidades infinitas no trajeto à nossa descoberta interior.

 

Como trabalho com os Arcanos e sua simbologia

Antigamente, muitos o usavam como Oráculo de aconselhamento, outros de adivinhação. Prever o futuro de alguém ou o seu próprio. E então Jung – psiquiatra e psicoterapeuta que criou a psicologia analítica – entra com o estudo do Tarot pela psicologia, pois encontrou nele a origem dos padrões do inconsciente coletivo, através de suas imagens e símbolos.

Cada arcano traz em sua simbologia, nosso lado sombra e nosso lado luz. Assim, podemos nos abrir ao processo de autoconhecimento e trabalhar áreas que ainda não acessamos, ou darmos rumo ao que pode estar “fora de prumo”, atrapalhando todo um processo externo que se inicia com nosso equilíbrio interno.

guia-da-alma-terapeuta holística-tarot-terapeutico-

Não há como querermos ser prósperos, se andamos em completo desequilíbrio, reclamando de tudo, procrastinando, culpando o sistema, vivendo uma vida totalmente em desacordo com nossos desejos. O que muita gente não consegue entender é que, não adianta trabalhar 12/20 horas por dia para sermos ricos, se estamos totalmente insatisfeitos com aquilo que fazemos. Ou, ter um emprego que lhe dá prosperidade financeira, se não é possível aproveitar nem a metade do que se ganha. Isso nem de longe é ser próspero ou feliz.

A cada arcano vivenciado, tenho a possibilidade, junto com meus clientes, de ir dando forma ao pretendido por eles. Traçamos metas, descobrimos caminhos, desbloqueamos energias estagnadas, trabalhamos relações incompletas ou abusivas, enfim, a cada um o rumo devido.

Procuro nunca influenciar o cliente dizendo o que deve ou não fazer. Não posso passar por cima do Livre Arbítrio que lhe é concedido. Analisamos as situações e a orientação que estiver contida na tirada de cartas, dá-lhe todo o poder de decisão.

Muitas vezes – e posso dizer que atualmente na maioria delas – tratamos os desequilíbrios emocionais que desencadeiam os processos vividos. Nem sempre os consulentes têm noção de que a situação vivida no momento foi desencadeada por um comportamento de baixa autoestima, padrões adquiridos na educação (e até mesmo já estabelecidos na sua ancestralidade), medos (sobretudo o de ficar/estar sozinhos). Talentos também podem ser “descobertos” e o consulente se animar a deixar vir à tona. Dali ele começa a traçar um caminho de autocura próprio, que vai fazer toda a diferença no que vinha vivendo até então.

 

Como é ser terapeuta holística e taróloga?

Ter escolhido me tornar Terapeuta Holística voltada à prática do Tarot, foi o melhor percurso que fiz até agora (tirando o de ter sido mãe). O Tarot é  meu carro-chefe e dele eu parto para as próximas etapas – quando necessárias – de complementação com as outras técnicas que estudei e me formei.

Poder ajudar às pessoas no encontro de si mesmas e sugerir a elas as infinitas possibilidades que trazem dentro de si, possibilitando-as de deixar esses talentos vir à tona, é um trabalho espetacular, que me dá um enorme prazer. E a cada consulta, a cada cliente, um aprendizado constante. A cada satisfação de olhar meu cliente como um filho crescendo saudável, me faz ter certeza absoluta de que eu não poderia ter escolhido outro caminho.

Serei eternamente grata a meus pais por toda a educação recebida, por toda a cultura que tive, pois sem isso eu também não teria descoberto meu próprio caminho. Talvez, estivesse hoje ainda arraigada aos padrões de profissões “pré-estabelecidas” pela sociedade, onde ter uma faculdade e ser rico é(era) o maior projeto de vida de um jovem. Isso quando casar não estava incluído no projeto principal de uma “dama” bem nascida.

Consegui dar conta de tudo. Fui A LOUCA que traçou seu caminho desapegando de todos os processos que me transformavam num PENDURADO, segurando as rédeas determinadamente e dando rumo a meu CARRO, batalhando para me livrar dos DIABOS e reconstruindo minhas TORRES. Assim eu enxerguei claramente a luz do SOL que batia em minha janela e pude ocupar meu lugar no MUNDO. Porque foi para isso que ele foi feito!

 


Quer conhecer mais meu trabalho como terapeuta holística?

Entre em contato comigo!


 

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




Dê uma nota!

Ana Thereza Valerio

Publicitária e Advogada de Formação, não consegui me identificar com a atuação nas áreas afins. Deixei tudo para trás para viver daquilo que mais gosto de fazer: cuidar das pessoas. Ajudá-las a encontrar seu eixo, seja em qual dificuldade estiverem. Além dos estudos nas práticas - desde os 18 anos - de Reiki, Tarot, Numerologia, Meditação, Fitonergética, Mesa Radiônica, entre outras, experiência de vida é o que não me falta. Já passei por muitos desafios e sempre soube dar uma "rasteira" neles. Melhor aplicação dos conhecimentos aprendidos!! E a minha terapia? Cuidar de pessoas, plantas, animais e cantar na minha banda.

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!